19 de novembro de 2024 às 12:55
Após décadas de estudos, a líder mundial em desenvolvimento de habilidades de inteligência emocional, TalentSmartEQ, concluiu, que 90% dos profissionais de alta performance têm quociente de inteligência emocional acima da média.
Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, lidar e gerenciar emoções, tanto as próprias quanto as de outras pessoas. Uma das formas de mensurar a inteligência emocional de um indivíduo é por meio do quociente emocional.
Pessoas com inteligência emocional acima da média têm uma percepção clara dos seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros; além de mais controle sobre os efeitos do estresse e ansiedade.
Veja a seguir um roteiro de 5 questões, sem valor científico, que pode servir como gatilho para a sua busca por autoconhecimento:
1. Quais são os sentimentos mais frequentes na sua rotina de trabalho? Você saberia dizer por que eles aparecem com tanta regularidade?
2. Pense em alguém que o irritou ou magoou, sem que isso tenha se resolvido até o momento. Agora imagine que você é o advogado de defesa da pessoa e deve argumentar a seu favor nessa situação. O que diria?
3. Quando está numa situação de estresse ou confronto, você normalmente culpa os outros, a si mesmo ou a situação?
4. Aceito mudanças facilmente? A capacidade de adaptação está diretamente ligada ao autocontrole; 5. Ao ser atacado verbalmente, o que você faz? Esta pergunta serve para checar a sua autodisciplina. Diante de uma agressão, a reação instintiva de qualquer um é revidar ou fugir.