Agência
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 14h19.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2025 às 14h19.
O presidente chinês Xi Jinping destacou nesta segunda-feira, 17, a importância de promover o desenvolvimento saudável e de alta qualidade do setor privado no país. Xi fez essas declarações durante um encontro com empresários, onde discursou após ouvir representantes do empresariado, incluindo das big techs.
O líder chinês ressaltou que o setor privado tem amplas perspectivas e grande potencial na nova era, sendo este um momento propício para que as empresas e os empreendedores explorem ao máximo suas capacidades. Ele enfatizou a necessidade de fortalecer o consenso e reforçar a confiança para impulsionar o crescimento do setor.
O evento contou com a presença do primeiro-ministro Li Qiang e do vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang, ambos membros do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCCh). Wang Huning, presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, presidiu o simpósio.
Líderes empresariais como Ren Zhengfei (Huawei), Wang Chuanfu (BYD), Liu Yonghao (New Hope), Yu Renrong (Will Semiconductor), Wang Xingxing (Unitree Robotics) e Lei Jun (Xiaomi) apresentaram sugestões e opiniões sobre o desenvolvimento do setor privado.
Xi Jinping reafirmou o compromisso do Partido e do governo em consolidar e desenvolver o setor público, ao mesmo tempo, em que incentivam e apoiam o crescimento do setor privado. Ele garantiu que todas as entidades econômicas, independentemente do modelo de propriedade, terão igualdade de acesso aos fatores de produção, competirão em condições equitativas no mercado e terão seus direitos protegidos pela lei.
O presidente chinês destacou que a nova fase do desenvolvimento nacional abre oportunidades significativas para o setor privado e reforçou que os desafios atuais podem ser superados, incentivando os empresários a manterem a confiança no futuro.
Xi também defendeu a remoção de barreiras que dificultam o acesso das empresas aos recursos produtivos e impedem a concorrência justa no mercado. Ele reforçou a necessidade de ampliar a participação de entidades privadas em setores de infraestrutura e de adotar medidas concretas para facilitar o acesso ao crédito a custos acessíveis.
Além disso, o líder chinês destacou a importância de garantir a proteção legal dos direitos das empresas privadas e de seus empreendedores.
Por fim, Xi Jinping conclamou os empresários a assumirem um espírito empreendedor e patriótico, focando na expansão e fortalecimento de seus negócios, contribuindo assim para o socialismo com características chinesas e para a modernização do país.