Tecnologia

TV digital e 4G convivem bem na mesma frequência, diz Abinee

Segundo estudos, convivência entre os serviços de internet móvel 4G e TV digital na frequência 700 MHz é possível


	Mulher assiste televisão: testes demonstraram que as interferências da TV digital no sistema 4G não foram suficientes para afetar a disponibilidade de banda larga móvel
 (Getty Images)

Mulher assiste televisão: testes demonstraram que as interferências da TV digital no sistema 4G não foram suficientes para afetar a disponibilidade de banda larga móvel (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 21h39.

Rio de Janeiro - A convivência entre os serviços de internet móvel 4G e TV digital na frequência 700 MHz é possível, de acordo com estudo divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), entidade que representa os fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

Esta conclusão foi baseada em testes realizados pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), motivados pela preocupação da indústria sobre possíveis interferências entre os dois sistemas.

"Os estudos apontaram que, mesmo nas eventuais situações desfavoráveis, a convivência entre os dois sistemas é sempre possível, desde que aplicadas técnicas de mitigação", disse em nota o diretor do grupo setorial de telecomunicações da Abinee, Luciano Cardim.

Além disso, os testes demonstraram que as interferências da TV digital no sistema 4G não foram suficientes para afetar a disponibilidade de banda larga móvel aos usuários e que são "perfeitamente mitigáveis" As avaliações foram feitas com equipamentos comerciais - televisores, celulares e chips - aderentes aos padrões de cada tecnologia em condições de uso, disse a Abinee.

A associação reiterou seu apoio à realização do leilão de 700 MHz de acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para agosto.

Os testes, patrocinados por Alcatel-Lucent, Motorola Solutions, Nokia e Qualcomm, foram entregues pela Abinee à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deverá agregá-los aos seus estudos com vistas à realização do leilão da faixa de 700 MHz.

Acompanhe tudo sobre:4GBanda largaInternetInternet móvelTelecomunicaçõesTelefoniaTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Apple Watch deve ter conexão via satélite em 2025

TikTok contesta na Justiça decisão de encerrar operações no Canadá

iFood encerra 2024 com 380 mil estabelecimentos parceiros e alta de 18% na categoria de marmitas