Tecnologia

Samsung lançará tecnologia de pagamento com celular em 2016

Método usa tecnologias compatíveis com terminais de pagamentos novos e antigos

Samsung Pay: método de pagamentos usa tecnologias compatíveis com terminais de pagamentos novos e antigos (Divulgação/Samsung)

Samsung Pay: método de pagamentos usa tecnologias compatíveis com terminais de pagamentos novos e antigos (Divulgação/Samsung)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 18h51.

São Paulo – A Samsung vai lançar a sua tecnologia de pagamentos em lojas físicas utilizando smartphones em 2016 no Brasil. Chamada Samsung Pay, ela funcionará nos smartphones é compatível com os smartphones Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge+, S6 e S6 Edge, bem como em outros aparelhos que serão lançados pela fabricante no ano que vem.

Em entrevista a EXAME.com, Roberto Soboll, diretor da área de smartphones na Samsung Brasil, informou que a tecnologia funciona de duas maneiras: com o NFC, uma comunicação de proximidade, e por MST (Magnetic Secure Transmission), uma forma de simular a tarja magnética do cartão bancário atual. Essa segunda tecnologia a Samsung conseguiu comprando a empresa LoopPay, em fevereiro deste ano.

"Com isso, grande parte dos pontos de vendas brasileiros já está adaptado para o pagamento com o Samsung Pay", afirmou Soboll. O porta-voz não informou se a ideia é trazer a solução de pagamentos com o smartphone para as Olimpíadas do Rio, no ano que vem.

Soboll contou também que a linha de smartphones de 2016 deve ter mais integrantes com suporte para o uso do Samsung Pay, já que a presença de aparelhos compatíveis no mercado brasileiro é crucial para que a tecnologia seja amplamente adotada.

EXAME.com teve a oportunidade de usar o Samsung Pay no espaço de experimentação Gear S2 Galaxy Studio, lançado hoje no Shopping Eldorado, em São Paulo. O processo consiste em ativar o app, deslizando o dedo de baixo para cima na tela do smartphone, selecionando o cartão com o qual quer efetuar a compra, inserir a senha numérica ou a impressão digital e, então, encostar o aparelho ao terminal de pagamento da loja. 

yt thumbnail

A ideia da Samsung é acabar com o hábito dos brasileiros de ter vários cartões sempre consigo. "É muito mais fácil desautorizar o Samsung Pay no seu smartphone do que ter a dor de cabeça de cancelar os cartões em caso de perda ou roubo", segundo Soboll. 

Além da Samsung, a Apple também está na competição pelo mercado de pagamentos com celulares. No entanto, a criadora do iPhone ainda não se pronunciou quanto ao lançamento do Apple Pay no Brasil.

Recentemente, a MasterCard deu uma entrevista a EXAME.com dizendo acreditar que a tecnologia vai tomar o lugar das cédulas de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaNFCpagamento-via-celularSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

iPhone 16 Plus está no menor preço em 6 meses; veja ofertas da Black Friday

Pony.ai, empresa chinesa de direção autônoma, estreia na NASDAQ e registra flutuação de 19%

China estabelece metas ambiciosas para expansão do comércio digital até 2035

Próxima geração do sistema beidou será concluída até 2035, anuncia China