Os notebooks mais buscados no Brasil no começo da quarentena
Os laptops da Lenovo, Samsung e Dell foram os mais procurados na internet no Brasil, segundo levantamento do comparador de preços Zoom
Lucas Agrela
Publicado em 17 de julho de 2020 às 19h52.
Última atualização em 17 de julho de 2020 às 20h34.
A quarentena puxou uma alta inesperada no mercado de notebooks em 2020. Com muitas pessoas trabalhando e estudando em casa, os aparelhos foram muito buscados na internet. Um levantamento feito pelo comparador de preços Zoom para a EXAME indica que os notebooks com configurações básicas ou intermediárias foram os mais procurados no primeiro trimestre, quando a quarentena do novo coronavírus começou.
O produto que liderou as pesquisas foi o Essentials E30, da sul-coreana Samsung, um dispositivo que combina tela com resolução Full HD com processador Intel Core i3 de 7ª geração e 4 GB de memória RAM. O IdeaPad S145, da chinesa Lenovo, aparece em segundo lugar na lista e tem configuração de hardware intermediária, com processador Core i5 e 8 GB de RAM.
A Lenovo aparece cinco vezes na lista dos notebooks mais procurados, a Samsung aparece quatro vezes e a Dell apenas uma. Acer, Asus, Positivo e Multilaser não figuram no ranking.
Segundo a consultoria americana IDC, o mercado de computadores no Brasil cresceu cerca de 20% no primeiro trimestre, de janeiro a março deste ano. Empresas brasileiras como Positivo e Multilaser também tiveram aumentos significativos de vendas nesse período.
Todos os notebooks mais buscados no comparador de preços do Zoom tinham sistema Windows 10, o que indica uma predominância da Microsoft no mercado, enquanto outros sistemas operacionais, como Linux e Mac OS X, ficam para trás.
Os notebooks mais buscados no primeiro trimestre de 2020