Tecnologia

Microsoft encontra nova vulnerabilidade no Windows XP

Falha de segurança, aliada à brecha do Adobe Reader, permite que invasores 'elevem seus privilégios' e façam alterações no Kernel

windowsxp (Getty Images)

windowsxp (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 12h06.

Os persistentes usuários do Windows XP ganharam algo para se preocupar. A Microsoft registrou uma nova e até então desconhecida vulnerabilidade no antigo sistema operacional, da qual invasores já estão tirando proveito.

A brecha de segurança encontra-se no Kernel do Windows e recebeu o “nome” de CVE-2013-5065. Segundo a empresa, ela permite que um cracker “eleve seus privilégios” no XP e no 2003. Ou seja, alguém mal-intencionado invade a máquina e pode realizar alterações no software que nem o usuário comum ou outros programas têm acesso.

A vulnerabilidade ainda se alia a uma falha do Adobe Reader, que afeta versões anteriores à 11.0.02 do programa no Windows XP SP3. A brecha permite que um os dados de PE (executável portátil) “inseridos” em um executável sejam salvos em um diretório temporário e executados.

Mesmo sendo grave, a falha de segurança é facilmente contornável – basta abandonar de vez o velho sistema operacional e adotar uma versão mais recente do Windows, como o 7 ou o 8, estão imunes ao problema. Quem não puder trocar de SO, pode atualizar o Adobe Reader para a última versão, que já teve a brecha corrigida, ou fazer algumas alterações no registro.

Essa última solução é temporária, já que Microsoft deve liberar um patch com correções em breve. Mas é sempre bom lembrar que o Windows XP deixará de ter suporte da empresa em 2014 – ou seja, essa pode ser uma das últimas atualizações que a companhia libera para o sistema operacional, lançado em 2001.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftseguranca-digitalTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Como criar um backup do celular no Google Drive?

Como criar uma senha forte?

Cade abre inquérito para investigar práticas do Google na Play Store do Brasil

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp?