Netflix: empresa tem apostado no mercado de games (SOPA Images/Getty Images)
Repórter
Publicado em 28 de julho de 2023 às 15h35.
Última atualização em 16 de outubro de 2023 às 15h40.
Em 2021, a Netflix anunciou que começaria a diversificar o seu negócio com um plano para atuar na indústria de games.
Na época, seguindo os balanços financeiros de antes da pandemia, o streaming apontava para uma desaceleração de seu crescimento e fazia sentido um novo braço na operação
A Netflix não compartilha a popularidade de seus jogos, mas é possível entender se eles podem dar dinheiro para a empresa em um futuro breve.
Um relatório de 2022 afirmou que menos de 1% do total de assinantes joga jogos da Netflix.
As primeiras incursões em jogos na plataforma se limitaram a séries interativas do tipo "escolha sua própria aventura", como "Black Mirror: Bandersnatch" e "Carmen Sandiego: To Steal or Not to Steal".
Contudo, a atenção para o novo negócio durou pouco. A reviravolta aconteceu quando a Netflix adquiriu o estúdio Night School, criadora de "Oxenfree" e agora de "Oxenfree II: Lost Signals".
Jogos independentes de sucesso como "Into the Breach" e "Kentucky Route Zero" começaram a surgir na plataforma, além de jogos menores baseados em propriedades intelectuais da Netflix, como "Nailed It! Baking Bash".
Embora o "Oxenfree II" e outros jogos também sejam distribuídos em outras plataformas, como o Switch e o Xbox, esse 1% ainda representa cerca de 1,7 milhão de pessoas, o que na economia da atenção significa muito.
A Netflix também está supostamente trabalhando em uma oferta de jogos em nuvem e está contratando um jogo AAA para PC não anunciado em seu estúdio de jogos interno recém-fundado.