iOS 8 já foi adotado por 46% dos usuários de iPhones e iPads
O valor atingido pela oitava versão do sistema operacional agora está apenas 3% abaixo do que ainda é mantido pelo iOS 7, lançado no ano passado
Da Redação
Publicado em 23 de setembro de 2014 às 18h34.
São Paulo - Pouco mais de cinco dias após seu lançamento, o novo iOS 8 já está presente em 46% dos aparelhos móveis vendidos pela Apple .
A porcentagem foi divulgada pela própria empresa em uma página de suporte da App Store, e os dados se referem a aparelhos que acessaram a loja de apps até o último dia 21 de setembro.
O valor atingido pela oitava versão do sistema operacional agora está apenas 3% abaixo do que ainda é mantido pelo iOS 7, lançado no ano passado.
Mas o cenário deve ser revertido em breve, se considerarmos o ritmo acelerado de evolução e o histórico da Apple nas atualizações em smartphones e tablets – a sétima edição, por exemplo, chegou aos 90%.
Não quer dizer, no entanto, que o sistema mais novo atingirá tal marca tão cedo.
Isso porque, apesar da boa compatibilidade com aparelhos mais recentes, o SO não roda exatamente bem nos ainda amplamente presentes iPhone 4S e iPad 2, por exemplo – e a recomendação, dada pelo site Ars Technica, é evitar instalá-lo nos dois modelos.
Enfim, fora os dois sistemas operacionais mais novos, 5% dos donos de aparelhos da Apple ainda persistem em versões anteriores e não especificadas do iOS, lançadas há no mínimo dois anos.
É um porcentual ainda considerável, mas que está longe dos números mostrados pelo Android – que tem versões tão ou mais antigas (como a 2.3 Gingerbread) ocupando mais de 10% dos smartphones e tablets que se conectaram a loja Play.
A versão Jelly Bean (do 4.1 ao 4.3), por sua vez, está presente em 53,8% dos aparelhos, enquanto o mais recente Android KitKat (4.4, lançado há cerca de um ano) está instalado em menos de 25% dos dispositivos.
Muito disso se deve ao atual sistema de atualizações adotado pelo Google, que depende das fabricantes de hardware e das operadoras – algo que só deve mudar em alguns anos, a partir da edição 5.0 do robô, que passará a receber updates diretamente pela Play Store.