Tecnologia

Honda inaugura fábrica de veículos elétricos na China

A Honda aposta em eletrificação e planeja lançar 10 novos veículos 100% elétricos na China até 2027

Fábrica de veículos elétricos da Honda em Wuhan, parte da estratégia de eletrificação da marca na China (Ramon Costa/Getty Images)

Fábrica de veículos elétricos da Honda em Wuhan, parte da estratégia de eletrificação da marca na China (Ramon Costa/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 11 de outubro de 2024 às 15h35.

Tudo sobreChina
Saiba mais

A Honda iniciou nesta sexta-feira, 11, por meio de sua subsidiária na China, a Honda Dongfeng, as operações de sua primeira fábrica de automóveis de nova energia, localizada no Distrito Econômico e Tecnológico de Wuhan. Esta é a quarta fábrica da Dongfeng Honda construída na região.

A nova fábrica ocupa uma área de 630.000 metros quadrados e abrange processos completos de produção de veículos elétricos, como estampagem, soldadura, montagem geral e inspeção dos veículos prontos. A planta tem uma capacidade anual de produção de 120.000 veículos elétricos de passageiros, com modelos iniciais que incluem o Lingxi L e o Ye S7.

Histórico e metas de eletrificação da Honda

Desde 2003, quando se instalou no Distrito Econômico e Tecnológico de Wuhan, a Dongfeng Honda passou de "um modelo de carro para conquistar o mundo" para ter uma matriz de produtos completa. Desde 2017, a Dongfeng Honda registrou um valor de produção anual superior a RMB 100 bilhões por seis anos consecutivos.

A mudança da Honda segue a tendência de eletrificação do mercado automotivo chinês. Marcas de carros a gasolina têm enfrentado forte pressão competitiva de marcas chinesas. Dados recentes mostram que, de janeiro a setembro deste ano, as vendas acumuladas de automóveis da Honda na China foram de 588.018 veículos, um declínio de 42,93% em relação ao mesmo período do ano passado. Este é o nono mês consecutivo de declínio nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior da Honda na China desde fevereiro deste ano.

Planos de expansão e redução da capacidade de produção de carros a gasolina

Para se adaptar ao novo momento do mercado, a Honda definiu objetivos de transformação elétrica, construindo duas novas fábricas de automóveis de nova energia (Wuhan e Guangzhou), com o plano de ter 10 modelos de veículos 100% elétricos na China até 2027.

Ao mesmo tempo, a empresa planeja reduzir a capacidade de produção de carros a gasolina. Em 25 de julho, a Honda anunciou que fechará uma fábrica da joint venture localizada em Guangzhou em outubro deste ano, e outra fábrica localizada em Wuhan suspenderá a produção a partir de novembro deste ano, reduzindo assim a capacidade anual de produção de carros a gasolina na China de 1,49 milhão para 1 milhão de veículos.

Fonte: yicai.com

A eletrificação é essencial para a estratégia da Honda na China, onde o mercado de veículos elétricos está crescendo rapidamente.

Acompanhe tudo sobre:ChinaSalões de automóveisTecnologia

Mais de Tecnologia

Cientistas criam método mais barato para produzir alumínio transparente

Meta anuncia projeto de cabos submarinos com mais de 50 km de extensão

Justiça alemã obriga X a liberar dados sobre comportamento de usuários durante eleições

Como a Apple e Meta planejam entrar no mercado de androides