Fim do taxi e Uber? Califórnia permite transporte por carros autônomos em tempo integral
Após extensa audiência pública, São Francisco aprova que Waymo e Cruise cobrem por serviços de robotaxi
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2023/08/GettyImages-1497020128.jpg?quality=70&strip=info&w=1024)
Repórter
Publicado em 11 de agosto de 2023 às 12h06.
Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h45.
Em São Francisco, as empresas de carros autônomos Waymo e Cruise obtiveram aprovação para operar seus serviços de robotaxi 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A decisão foi tomada após uma audiência pública de seis horas e meia, na qual a comunidade local compartilhou tanto apoio quanto objeções aos veículos autônomos.
Por fim, a California Public Utilities Commission (CPUC) aprovou por 3 votos a 1 a operação das empresas durante todas as horas em toda a cidade, permitindo a cobrança pelas corridas.
Embora a permissão tenha sido concedida, a comissão enfatizou a necessidade das empresas resolverem as preocupações da comunidade.
Questões como veículos autônomos bloqueando vias e causando congestionamentos foram discutidas.
Além disso, preocupações sobre a perda de empregos devido à automação foram compartilhadas por vários profissionais do setor de transporte.
Atualmente, as empresas oferecem um serviço limitado. Com a nova decisão, Waymo e Cruise poderão operar em toda a costa oeste, semelhante a Uber e Lyft.
Tekedra Mawakana, co-CEO da Waymo, e Kyle Vogt, CEO da Cruise, expressaram satisfação com a resolução, destacando sua importância para o setor de veículos autônomos.
E, apesar das ressalvas, a CPUC afirmou que Waymo e Cruise cumpriram todas as obrigações regulatórias, enfatizando a necessidade de colaboração contínua com as autoridades e a comunidade local para abordar preocupações futuras.