Tecnologia

Conheça o avião da Embraer que Dilma elogiou no Twitter

Maior avião já fabricado no país, KC-390 é fruto de parceria entre FAB e Embraer. Aeronave irá contar com sistema anti-míssil e comunicação via satélite


	KC-390, da Embraer: FAB fechou compra de 28 unidades do avião cargueiro por R$ 7,2 bilhões
 (Divulgação/Embraer)

KC-390, da Embraer: FAB fechou compra de 28 unidades do avião cargueiro por R$ 7,2 bilhões (Divulgação/Embraer)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 12h07.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para elogiar o KC-390, projeto de avião cargueiro que está sendo desenvolvido pela Embraer.

Fruto de uma parceria entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciada em abril de 2009, o KC-390 será a maior aeronave já produzida no Brasil. Com primeiros vôos marcados para o fim do ano, o avião impressiona pelo tamanho e pela tecnologia a bordo.

Avião high tech

Criado para transportar tropas e cargas, o bimotor terá capacidade para carregar 80 soldados, 64 paraquedistas, 74 macas ou 23 toneladas de carga - dependendo com a configuração adotada.

Com duas turbinas V2500, o KC-390 contará com radar T-20 - que opera com mapas digitais e gera imagens em alta definição. Além disso, uma antena produzida pela Honeywell vai permitir que aeronave transmita em tempo real voz e dados via satélite.

//www.youtube.com/embed/2ApP7pVq754

Um sistema capaz de despistar mísseis que localizam o calor emitido pelas turbinas é outra atração do KC-390. Na cabine, telas de cristal líquido e sistema de controle por cabos elétricos (Fly-by-wire) devem facilitar a pilotagem. 

Gigante voador

(Força Aérea Brasileira/Wikimedia)

Com doze metros de altura e 35 de comprimento, o avião tem velocidade de cruzeiro de 850 quilômetros por hora e é capaz de voar em alturas que podem chegar a 11 mil metros.De uma ponta a outra, a asa do KC-390 irá medir cerca de 35 metros. 

"O KC-390 apresenta desempenho de pista extraordinário e pode operar a partir de pistas curtas e semipreparadas", afirma a Embraer - que aponta o avião em seu site como "futuro do transporte aéreo militar".

Até o fim de 2016, as primeiras unidades do KC-390 devem estar prontas. Ao todo, a FAB encomendou 28 aviões - que custarão 7,2 bilhões de reais. O valor é mais que o dobro do que o previsto em agosto de 2010.

Afirmação

Dilma Rousseff segura um modelo do avião durante cerimônia na fábrica da Embraer (EMBRAER/AFP)

No evento realizado ontem em Gavião Peixoto (SP), cidade que abriga o desenvolvimento do projeto, a presidente Dilma aproveitou o clima de Copa para fazer a seguinte afirmação:

"Somos um País de craques no futebol e craques na tecnologia".

Você concorda com isso? Fique à vontade para deixar seu comentário.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõesDilma RousseffEmbraerEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFABInternetPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRedes sociaisSetor de transporteTransportesTwitterVeículos

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta ao normal depois de parar de funcionar em vários países

Pequim anuncia plano para avanço em inteligência incorporada

WhatsApp fora do ar? App de mensagens apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Google faz novos cortes de funcionários e atinge setores de IA, Cloud e segurança