Tecnologia

Cade abre inquérito contra Apple após denúncia da Meta

O órgão investiga se a Apple teve práticas anticompetitivas ao exigir que apenas aplicativos de terceiros pedissem autorização para usuários ao rastrear suas atividades

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 4 de abril de 2025 às 09h47.

Tudo sobreApple
Saiba mais

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu inquérito contra a Apple que investiga se a empresa favoreceu seus próprios aplicativos ao obrigar apenas aplicativos de terceiros a pedir autorização de usuários para rastrear atividades online.

O caso chegou até o Cade por meio de uma denúncia da Meta. A abertura do inquérito ocorreu após nota técnica do órgão concluir que existem indícios que a fabricante de iPhones coleta e trata dados dos usuários “sob condições mais favoráveis” do que os demais.

Em 2021, a Apple instituiu que todos os aplicativos de terceiro devem obter consentimento do usuário antes de rastrear suas atividades. A decisão afetou o modelo de negócios da Meta, que depende de anúncios direcionados a usuários por meio de dados.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, na época, disse que a Apple estava realizando práticas anticompetitivas e que a mudança poderia custar bilhões de dólares às pequenas empresas que dependem de publicidade direcionada.

Acompanhe tudo sobre:MetaAppleCade

Mais de Tecnologia

Como os donos de iPhone se protegem da possível alta nos preços

Como o Google venceu o Claude ao jogar Pokémon

Apple lidera mercado de smartphones no 1º tri, mas incertezas sobre tarifas ameaçam crescimento

Android bloqueado? Google testa função que pode resetar seu celular após 3 dias inativo