BuzzFeed usa IA para escrever textos e deixá-los mais atrativos para o Google
Na primeira leva de textos criados de forma artificial, a produtora de conteúdo publicou guias com roteiros de viagem
Redação Exame
Publicado em 30 de março de 2023 às 16h33.
Última atualização em 30 de março de 2023 às 16h41.
A produtora de conteúdo para internet BuzzFeed está usando inteligência artificial (IA) para publicar guias de viagens, em inglês, concebidos de forma autônoma.
Segundo o site Futurism, as primeiras produções foram de artigos que indicavam alguns destinos com fotos e apresentação de roteiros culturais.
- Quem foi Jorge Lafond? O homenageado do Google desta quarta-feira
- SLC Sementes e Kothe Agro inauguram indústria de beneficiamento de sementes de soja em MT
- As 10 principais causas de afastamento no trabalho em 2022
- Quem foi DJ Jamaika? Conheça a trajetória do rapper que morreu nesta quinta-feira, aos 55 anos
- Assista ao vivo: acompanhe o sorteio da Copa do Brasil 2023 pela sede da CBF
- Veja as novas recomendações da OMS para vacinação contra a covid-19
Ao todo, foram lançadas 44 postagens sobre lugares como Marrocos, Estocolmo e Cape May, Nova Jersey.
No campo de autor, os textos levam a seguinte descrição: “escritos com a ajuda de Buzzy the Robot (também conhecido como nosso ''Creative AI Assistant''), mas movidos por ideias humanas''.
Já no conteúdo, as redações se parecem entre si e não mostram nada além de discrições genéricas dos locais, com curiosidades semelhantes às que se encontram no Wikipedia.
A ideia, sobretudo, é tornar a construção das frases atrativas para as ferramentas de otimização de busca do Google. Na relação de robô com robô, a parte humana de um texto pode se mostrar menos funcional.
Para produzi-los, os colaboradores humanos responderam a um questionário sobre viagens, e as ferramentas de IA do BuzzFeed usam essas respostas para criar textos, que foram revisados por um editor humano.
“Estamos experimentando novos formatos que permitem que qualquer pessoa (com ou sem experiência formal em redação ou criação de conteúdo) contribua com suas ideias e perspectivas únicas em nosso site”, escreveu a chefe de redação do BuzzFeedJulianaClifton, em um comunicado que apresentou a novidade.
Clifton diz que editores humanos ainda estão envolvidos no projeto e, à medida que a empresa continua a desenvolver seus formatos assistidos por IA, eles terão “maneiras integradas para os humanos estarem envolvidos no trabalho” como colaboradores e editores.