Exame Logo

Apple estuda adicionar câmera e inteligência visual aos Apple Watches

Empresa avalia incluir recursos de IA nos relógios Série e Ultra, mas aposta só deve chegar ao mercado em 2027

Apple Watch (Tomohiro Ohsumi/Getty Images)
Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 24 de março de 2025 às 10h06.

Última atualização em 24 de março de 2025 às 10h10.

A Apple avalia adicionar câmeras e inteligência visual aos seus relógios inteligentes, diz a Bloomberg. A companhia está considerando trazer as mudanças a partir dos relógios Séries e Ultra.

No caso dos primeiros, a câmera ficaria instalada dentro da tela, similar à câmera frontal doiPhone. Já o Ultra terá uma abordagem diferente, com a câmera do lado do botão, o que facilitaria, por exemplo, caso o usuário quisesse escanear algo.

A ideia é implementar o Visual Intelligence, presente nos iPhones 16, para alguns wearables. O recurso permite utilizar a câmera e enviar fotografias para serem analisadas pelo ChatGPT ou pelo Google Search. No futuro, a Apple quer que o Visual Intelligence use seus próprios modelos de IA.

Veja também

Relógios que oferecem suporte para chamada de vídeo, porém, são uma realidade distante. As telas são muito pequenas para realizar teleconferência e a posição da câmera, no caso do Ultra, pode tornar a atividade desconfortável.

AirPods e IA: os próximos passos

A Apple também quer adicionar inteligência visual aos AirPods em versões futuras, o que permitiria detectar o ambiente ao redor e fornecer informações ao usuário com apoio da IA. Esses recursos, no entanto, ainda estão a gerações de distância e devem chegar ao mercado apenas por volta de 2027.

Para que tudo funcione, a empresa ainda precisa aprimorar sua IA. Hoje, a Apple depende de soluções terceirizadas e corre atrás de competidores como a OpenAI e o Google, que já oferecem sistemas mais avançados.

Enquanto desenvolve os novos recursos, a empresa enfrenta obstáculos em outros projetos. O monitoramento de pressão arterial, recurso há anos aguardado pelos usuários do Apple Watch, tem enfrentado dificuldades técnicas e atrasos.

Outro desafio é o novo Apple Watch SE com corpo de plástico. Segundo a Bloomberg, a equipe de operações da Apple tem criticado o visual do relógio e enfrenta dificuldades para tornar o material mais barato que o alumínio, como era o plano original.

Escritório da Apple fica em Cupertino, Califórnia

Acompanhe tudo sobre:AppleApple WatchInteligência artificial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame