Apple estuda adicionar câmera e inteligência visual aos Apple Watches
Empresa avalia incluir recursos de IA nos relógios Série e Ultra, mas aposta só deve chegar ao mercado em 2027


Redatora
Publicado em 24 de março de 2025 às 10h06.
Última atualização em 24 de março de 2025 às 10h10.
A Apple avalia adicionar câmeras e inteligência visual aos seus relógios inteligentes, diz a Bloomberg. A companhia está considerando trazer as mudanças a partir dos relógios Séries e Ultra.
A ideia é implementar o Visual Intelligence, presente nos iPhones 16, para alguns wearables. O recurso permite utilizar a câmera e enviar fotografias para serem analisadas pelo ChatGPT ou pelo Google Search. No futuro, a Apple quer que o Visual Intelligence use seus próprios modelos de IA.
Relógios que oferecem suporte para chamada de vídeo, porém, são uma realidade distante. As telas são muito pequenas para realizar teleconferência e a posição da câmera, no caso do Ultra, pode tornar a atividade desconfortável.
AirPods e IA: os próximos passos
A Apple também quer adicionar inteligência visual aos AirPods em versões futuras, o que permitiria detectar o ambiente ao redor e fornecer informações ao usuário com apoio da IA. Esses recursos, no entanto, ainda estão a gerações de distância e devem chegar ao mercado apenas por volta de 2027.
Para que tudo funcione, a empresa ainda precisa aprimorar sua IA. Hoje, a Apple depende de soluções terceirizadas e corre atrás de competidores como a OpenAI e o Google, que já oferecem sistemas mais avançados.
Enquanto desenvolve os novos recursos, a empresa enfrenta obstáculos em outros projetos. O monitoramento de pressão arterial, recurso há anos aguardado pelos usuários do Apple Watch, tem enfrentado dificuldades técnicas e atrasos.
Outro desafio é o novo Apple Watch SE com corpo de plástico. Segundo a Bloomberg, a equipe de operações da Apple tem criticado o visual do relógio e enfrenta dificuldades para tornar o material mais barato que o alumínio, como era o plano original.
Escritório da Apple fica em Cupertino, Califórnia

2 /8Cupertino, California / USA - December 22, 2022: Aerial view of Apple corporate headquarters building in Silicon Valley. Apple Inc. is an American multinational technology company headquartered in Cupertino, California that designs, develops, and sells consumer electronics, computer software, and online services.(A construção do Apple Park custou aproximadamente US$ 5 bilhões.)

3 /8Attendees wait for the start of an Apple Inc. event at the Steve Jobs Theater in Cupertino, California, U.S., on Wednesday, Sept. 12, 2018. Apple will kick off a blitz of new products this week, ending a year of minor updates and setting the technology giant up for a potentially strong holiday quarter. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg via Getty Images(O Apple Park possui o Steve Jobs Theater, um auditório com capacidade para 1.000 pessoas, usado para lançamentos de produtos e eventos importantes da empresa.)

4 /8(Mais de 9.000 árvores foram plantadas no Apple Park, incluindo pomares de frutas, destacando o compromisso da Apple com o meio ambiente e a sustentabilidade.)
+ 4