16 coisas que (achamos que) sabemos sobre o iPhone 6s
A próxima geração do iPhone deve ser lançada em setembro deste ano. Veja o que sabemos (ou achamos que sabemos) sobre o iPhone 6s
Da Redação
Publicado em 9 de setembro de 2015 às 10h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h35.
São Paulo – Começou aquela época do ano em que a Apple nos lembra do quão obsoletos estão nossos smartphones . No segundo semestre de todo ano, a empresa lança uma nova versão do iPhone . Desta vez não vai ser diferente. A empresa marcou um evento para o dia 9 de setembro. Claro que a Apple ainda não liberou nenhuma imagem ou informação oficial sobre o dispositivo. No entanto, a internet existe para revelar algumas prováveis mudanças no novo aparelho da empresa. Spoiler: parece que nada será muito inovador. Veja como poderá ser o novo iPhone na galeria a seguir.
A Apple irá, provavelmente, lançar o novo iPhone em setembro. A empresa tem a tradição de fazer a apresentação neste mês e já marcou a data de um evento. Ele será realizado no dia 9 de setembro. A expectativa é que o produto seja lançado no mercado (ao menos em alguns países) no mesmo mês.
Sejamos sinceros, a Apple e nenhuma empresa que fabrica smartphones anda muito criativa com os nomes dos dispositivos. Assim, é bem provável que a nova versão do iPhone seja chamada de iPhone 6s ou iPhone 7. Enquanto a maioria dos rumores vai em direção do nome 6s, o analista da KGI Securities, Ming-Chi Kuo, acredita que a Apple irá chamar seu novo smartphone de iPhone 7. Para ele, o aparelho terá tantas mudanças que a companhia vai “pular” a versão 6s.
Seja qual for o nome, o novo smartphone da empresa virá rodando o iOS 9. O sistema já foi apresentado pela Apple e está em período de testes. O lançamento oficial da nona versão do sistema operacional deve ser próxima à de lançamento do novo iPhone. O iOS 9 será compatível também com versões mais antigas do smartphone.
Um dos recursos mais bacanas do Apple Watch é o “force touch”. O relógio inteligente consegue distinguir um leve toque de uma pressão mais firme. Segundo o site MacRumors, o novo iPhone virá com essa tecnologia . Assim como o Apple Watch, a versão atualizada do smartphone também vai realizar algumas funções a partir do “force touch”. De acordo com o site especializado 9to5Mac, a tecnologia permitirá que o usuário marque pins no Apple Maps com apenas um toque mais forte. Além disso, o cliente também poderá percorrer o media player do iPhone 6s aplicando mais pressão na tela, em vez de deslizar o dedo no display.
Quando a Apple lançou o iPhone 6 Plus, muitas pessoas se perguntaram se um smartphone daquele tamanho faria sucesso. Aparentemente, o público gostou tanto do dispositivo de 5,5 polegadas que a empresa deve continuar trabalhando com dois tamanhos. Segundo Ming Chi-Kuo, a Apple provavelmente irá apresentar dois iPhones em setembro. Um de 4,7 polegadas e outro de 5,5 polegadas, assim como acontece atualmente com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus.
De acordo com o analista da KGI Securities, a Apple irá fabricar o iPhone 6s com o mesmo material do Apple Watch , o alumínio Series 7000. A empresa afirma que tal alumínio é 60% mais resistente do que o utilizado na produção das antigas versões do iPhone . Além disso, segundo o site especializado MacWorld, o novo smartphone da Apple terá um material de revestimento e uma nova mecânica interna. Essas mudanças evitariam que o iPhone dobrasse como o iPhone 6 quando colocado no bolso.
Além de dizer que o iPhone virá em dois tamanhos, Ming Chi-Kuo também comentou que a nova versão do smartphone da Apple será maior. Segundo o analista da KGI Securities, o iPhone 6s será 0,15 milímetro mais alto e 0,2 milímetro mais grosso do que o iPhone 6. Ainda não se sabe por que a Apple faria um celular com uma espessura maior. Afinal, as empresas, geralmente, tentam lançar smartphones cada vez mais finos. A grossura do novo iPhone pode estar ligada a outra previsão de Kuo: o alumínio Series 7000. Questões técnicas com o material podem impedir que o novo iPhone seja tão fino quanto o anterior.
Segundo o site DigiTimes, a Apple está desenvolvendo um novo chip para a tela do iPhone 6s. O display terá um sensor biométrico integrado e, por isso, o botão home poderá ser eliminado da nova versão do dispositivo. Atualmente, o iPhone possui um botão home físico, que direciona o usuário ao menu principal na tela. Nele está também o leitor de impressões digitais. Se a Apple integrar o sensor biométrico à tela multitouch, o iPhone 6s poderá ter apenas botões nas laterais.
Este é o rumor que tem a maior possibilidade de se tornar realidade. Por quê? Pois a Apple comprou a LinX por 20 milhões de dólares, segundo o Wall Street Journal. As tecnologias desenvolvidas pela empresa israelense poderiam melhorar a qualidade da câmera do novo iPhone. Por exemplo, segundo analistas do centro de pesquisa Macquarie, a LinX já criou múltiplos sensores que podem deixar as fotos tiradas pelo iPhone 6s mais claras em locais com baixa luminosidade. Brian White, analista da Cantor Fitzgerald, ainda aposta em um aumento na contagem de megapixels. Ele disse em entrevista ao Business Insider que a câmera do iPhone 6s poderá ter 12 megapixels -- a atual tem 8 megapixels.
Outro avanço que as tecnologias da LinX podem trazer para a Apple está relacionado com efeitos em 3D. De acordo com o centro de pesquisa Macquarie, a câmera do iPhone 6s poderia vir com uma ferramenta que irá permitir a modelagem de um objeto em três dimensões. Além disso, os analistas também acreditam que o novo smartphone da Apple pode vir com mais de um sensor na câmera. Isso significa que os usuários poderão fotografar imagens com profundidade de campo.
Parece que a Apple não está tão preocupada com o design do novo iPhone. Pelo menos é o que revela uma foto que vazou no site 9to5Mac. Assim como a transição de design do iPhone 5 para o 5s, a atualização do iPhone 6 para o iPhone 6s não terá muitas mudanças em seu visual. A parte de baixo do iPhone 6s, aparentemente, é exatamente a mesma que a do modelo anterior. Por exemplo, o número de buracos do alto-falante e a posição da entrada do fone de ouvido e do microfone continuam no mesmo lugar. Além disso, os rumores de que o iPhone 6s receberia um sistema de câmera com lente dupla parecem falsas. A partir das imagens vazadas é possível ver que os buracos para a câmera, o microfone e o flash LED são idênticos aos do iPhone anterior.
Segundo o site chinês M.I.C Gadget, a versão mais barata do iPhone 6s virá com 32 GB de memória. Os modelos básicos anteriores começam a ser vendidos com memória de 16 GB. Outro site asiático, o Korea Times, confirma essas informações.
Se você gosta de utilizar a internet 4G o dia inteiro, este rumor pode chamar a sua atenção. De acordo com Mark Gurman, do site especializado 9to5Mac, o novo iPhone terá um chip mais potente, feito pela Qualcomm. Chamado de 9X35, o chip será capaz de fornecer até duas vezes mais velocidade de download para a internet 4G. O novo recurso permitirá que usuários façam downloads com velocidade de até 300 Mbps. Isto seria o dobro do atual limite de velocidade de download do iPhone atual. O chip do iPhone atual é chamado de A8. Assim, o novo processador do iPhone 6s, provavelmente, será chamado de A9.
Outro benefício do chip da Qualcomm, segundo Gurman, é que ele é mais eficiente quando o assunto é energia. Isto pode significar que a bateria do iPhone 6s terá maior duração quando o usuário estiver usando a rede 4G. Além disso, Gurman também revelou que os novos componentes ocupam menos espaço. O novo modelo poderia ter uma bateria ligeiramente maior graças a esse espaço extra.
O iPhone 6 pode ser adquirido em quatro cores diferentes: preto, prata, dourado e branco. Segundo o Wall Street Journal, a nova versão do smartphone da Apple poderá ser fabricada em mais uma cor: rosa. De acordo com o site, a Apple está testando o rosa como uma possível nova cor para o iPhone. No entanto, não há nenhum indício de que este novo recurso será disponibilizado para o mercado.
Os smartphones estão ficando cada vez maiores. Basta você ver a versão recém-lançada do Samsung Galaxy S6 Edge. O dispositivo da marca veio com uma tela de 5,7 polegadas – mesmo tamanho do display do Galaxy Note 5 . Apesar desta moda estar em alta, vários rumores apontam que a Apple irá apresentar um iPhone com display de 4 polegadas em setembro. O site asiático DigiTimes, conhecido por vazar informações da Apple, relatou que a empresa está planejando lançar três iPhones: um de 4,7 polegadas, um de 5,5 polegadas e outro de 4 polegadas – que seria chamado de iPhone 6C. Outra publicação da Ásia, o Economic Daily News, também afirma a construção deste modelo menor. Segundo informações adquiridas pelo site, a fabricante de telas AU Optronics já teria fechado um acordo com a Apple para produzir um display de 4 polegadas para o próximo iPhone.