Taça do Mundial de Clubes: europeus dominaram as últimas edições do torneio (Fifa/Reprodução)
André Martins
Publicado em 12 de fevereiro de 2022 às 16h30.
Última atualização em 12 de fevereiro de 2022 às 16h32.
O Chelsea conquistou neste neste sábado, 12, o Mundial de Clubes da Fifa ao vencer o Palmeiras por 2x1. Com a vitória do clube inglês, os clubes europeus mantém uma hegemonia na competição, ao conquistar os últimos 10 títulos de forma consecutiva.
Baixe agora os materiais gratuitos da EXAME para investimentos, educação e desenvolvimento pessoal.
O último campeão sul-americano do Mundial foi o Corinthians em 2012. Santos, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras, por duas vezes, ficaram no caminho nas últimas edições.
Corinthians - 2000 e 2012
O Corinthians venceu o Mundial de 2000 ao vencer o Real Madrid na semi e o Vasco na final. O título é questionado por rivais, pois o clube paulista participou como convidado e não por ter conquistado a Libertadores.
Mas em 2012, os torcedores comemoraram sem nenhum questionamento. Após conquistar a sua primeira Libertadores da história, o Corinthians venceu o Chelsea na final por 1 a 0, no Japão. Antes do título do Palmeiras, o Timão era o último brasileiro campeão Mundial.
Internacional - 2006
O Internacional venceu o Mundial em cima do poderoso time do Barcelona, que contava com Ronaldinho Gaúcho (no auge), Iniesta e Deco. O gol do título foi marcado por um herói improvável. Adriano Gabiru decidiu a partida na reta final e garantiu a taça para os colorados.
São Paulo - 1992, 1993 e 2005
O único clube brasileiro tricampeão mundial, conquistou os dois primeiros títulos contra o Barcelona e o Milan, sob o comando de Telê Santana.
Em 2005, o clube foi o melhor time do mundo novamente ao derrotar o Liverpool em atuação irretocável do goleiro e ídolo da torcida Rogério Ceni.
Grêmio - 1983
O time gremista conquistou o Mundial de Clubes ao vencer o Hamburgo, da Alemanha. Renato Gaúcho foi o grande nome do título, marcando os dois gols da partida.
Flamengo - 1981
Sob o comando de Zico, um dos maiores camisas 10 do clube, o Flamengo venceu o Liverpool por 3 a 0. e o Brasil voltou a ser campeão Mundial de Clubes depois de 18 anos.
Santos - 1962 e 1963
O Santos dos anos 60 era uma equipe repleta de lendas do futebol mundial, como Pepe, Coutinho e, acima de todos, Pelé. O time venceu o Benfica em 62 e o Milan em 63. Nos dois títulos, Pelé marcou gols que garantiram a vitória santista.