Liniker: artista vai se apresentar no Psica 2024 (Divulgação)
Repórter da Home
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 17h58.
Última atualização em 12 de dezembro de 2024 às 17h58.
Neste fim de semana, Belém será sacudida pelo Psica 2024, em uma edição que promete ser histórica por incluir, pela primeira vez artistas internacionais em sua programação.
O festival é conhecido por celebrar a diversidade cultural da Pan-Amazônia por meio da música. Além de promover um mergulho nos ritmos que ecoam deste território vasto e plural. Sob o tema Psica Dourado, o evento reúne mais de 50 atrações nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.
Entre os destaques, estão nomes como a vencedora do Grammy Latino, Liniker; a icônica Fafá de Belém, referência da tecnocúmbia; a cantora peruana Rossy War; João Gomes, símbolo da sofrência; o explosivo BaianaSystem; e encontros inéditos, como Cátia de França e Amelinha.
O line-up também inclui Pabllo Vittar, diva pop nacional; a rapper Duquesa, indicada ao BET Awards; a tradicional batalha dos bois de Parintins; a banda Os Brothers, ícone do tecnomelody e arrocha paraense; além do encontro único entre Nilson Chaves e Íris da Selva, representantes de diferentes gerações da música popular amazônica.
Consolidado como o maior festival de música do Norte e um dos mais relevantes do Brasil, o Psica reafirma seu compromisso com a valorização da cultura preta e periférica da Amazônia. Em sua 13ª edição, o evento tem como objetivo ampliar ainda mais o alcance dos ritmos amazônicos, conectando batuques, samples e sonoridades que atravessam fronteiras e aproximam povos.
Inspirada no percurso do peixe “dourada”, conhecido pela maior migração de água doce do mundo, a edição deste ano reflete a essência do festival. A jornada de mais de 11 mil quilômetros, das nascentes nos Andes ao Pará, simboliza a conexão entre as diferentes Amazônias – brasileira e internacional – e sua riqueza cultural.
“A dourada resume a essência do Psica: explorar profundamente as Amazônias. O line-up reflete o imaginário popular amazônico, conectando nossas memórias afetivas com o Brasil e o mundo”, explica Jeft Dias, diretor do festival.
“A proposta é combinar a identidade cultural local e pan-amazônica com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, ampliando essas conexões”, diz Gerson Junior, também diretor do Psica.
Djuena Tikuna & Trio Manari, Priscila Castro & Marcos Tapajós + Naieme, Cátia de França + Amelinha, Bois de Parintins + Arraial do Pavulagem, Nilson Chaves & Iris da Selva, Marisa Black, Baile da Dz7, Banda Os Brothers, Rossy War, Carabao.
Mestre Chico Malta & Mestre Damasceno, Mestra Cristina Sereia do Mar, Luê, Baianasystem, Jeff Moraes, Ras Margalho, Maleïka, Duquesa, The Charque Side of The Moon, Calorosa, Th4ys, Banda Black Rio & Tony Tornado, Viviane Batidão + Zaynara, Jurandy O Rei do Tecnobrega, Ramon Sucesso, Pabllo Vittar, Larinhx, Tuyo, Super Pop.
Thays Sodré, Samaúma, Magno Roots, Manoel Cordeiro, Yago Oproprio, Daniel ADR, The Skatalites, Martin Blue, Trio Mocotó + Tássia Reis, Ebony, Tiana, Fafá de Belém Canta Água, Liniker, Azuliteral, Coytada, João Gomes + Don L, Brisa Flow, Boris Percus, Crocodilo.
O Psica 2024 será realizado no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão, em Cidade Velha, em Belém, nos dias 14 e 15 de dezembro.
A venda de ingressos para o festival Psica 2024 ocorre pela plataforma Ingresse.
(*estudantes e professores | **mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na portaria do evento)