Pop

Eclipse solar raro acontece nesta semana; veja como assistir

Considerado mais raro, um eclipse solar híbrido está previsto para esta quinta-feira, 20

Eclipse solar híbrido: uma mistura de total com anular, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra (Edwin Remsberg/Getty Images)

Eclipse solar híbrido: uma mistura de total com anular, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra (Edwin Remsberg/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de abril de 2023 às 15h56.

Última atualização em 18 de abril de 2023 às 16h01.

Eclipses solares ocorrem quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, fazendo com que o cone de sombra do nosso planeta incida sobre uma certa região.

Seu ciclo de ocorrência já era conhecido pelos babilônicos há 3 mil anos.

Considerado mais raro, um eclipse solar híbrido (uma mistura de total com anular, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra) está previsto para esta quinta-feira, 20.

Como assistir ao eclipse solar?

O fenômeno será visível do Pacífico Sul. De acordo com o site In the Sky, a Lua passará em frente ao Sol, criando um eclipse solar híbrido (total/anular) visível do oeste da Austrália, Timor Leste e leste da Indonésia entre 22h36 e 3h59 (horário de Brasília). Do Brasil, não será possível a visualização, mas haverá transmissão ao vivo.

Ainda de acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), além de parte da Indonésia e da Austrália, o eclipse solar híbrido poderá ser visto de Papua-Nova Guiné. Em áreas do Sudeste Asiático, outras partes da Austrália, Malásia, Filipinas Nova Zelândia e Micronésia, a visibilidade será parcial.

Quando acontece um eclipse solar híbrido?

Conforme o site Space.com, os eclipses solares híbridos acontecem apenas algumas vezes por século. Em média, uma vez a cada dez anos. Sua última ocorrência foi em 2013 e a próxima aparição está prevista para 2031.

Eclipse solar híbrido: veja os horários

- Começa na quarta-feira às 22h36 (horário de Brasília), que será quinta-feira (1h36 UTC).

- Termina na quinta-feira às 3h59 (horário de Brasília), que será quinta-feira (6h59 UTC).

- Como o eclipse solar híbrido não poderá ser visto no Brasil, a opção é acompanhar o fenômeno por meio de transmissões ao vivo gratuitas. Em razão do fuso horário, elas estão programadas para começarem ainda na noite de quarta-feira, 19.

Acompanhe tudo sobre:NasaEclipsesSolLua

Mais de Pop

Fernanda Torres e Eunice Paiva são indicadas para medalha de mérito legislativo

Gladiador 2: o que realmente aconteceu e o que é apenas ficção no filme

Elon Musk, Bezos e Zuckerberg: qual é o signo dos mais ricos do mundo

Gato de Schrödinger: é possível estar vivo e morto ao mesmo tempo? Entenda teoria