Diretor de Avatar diz que ator que recusou proposta bilionária precisa "superar" não estar no filme
Além do papel de protagonista, o ator também iria recebido 10% de participação nos lucros bilionários gerados pelo filme
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2022/12/avatar-16.webp?w=1024)
Roberto Bodetti
Publicado em 20 de dezembro de 2022 às 12h32.
O diretor do filme 'Avatar', James Cameron , disse que o ator Matt Damon precisa superar o fato de ter recusado o papel para ser 'Jake Sully', protagonista da franquia de aventura e ficção. Apesar de já terem se passado 13 anos desde o lançamento do primeiro filme, Damon sente remorso, pois além do papel em um dos maiores sucessos da história do cinema, o ator receberia 10% dos lucros gerados pelo filme.
Quando questionado, Matt Damon ainda brinca com a situação. “Me ofereceram um ‘pequeno’ filme chamado Avatar. James Cameron me ofereceu 10% dele”, comentou o ator no Festival de Cannes. “Vou entrar para a história. Você nunca encontrará um ator que recusou mais dinheiro", completa.
O "arrependimento" do ator tem relação com o sucesso do primeiro longa. Lançado em 2009, o filme teve uma bilheteria histórica de US$ 2,92 bilhões, sendo o filme mais lucrativo da história do cinema (em termos de bilheteria).
LEIA TAMBÉM:Avatar 2 teve US$ 435 milhões de bilheteria na estreia; veja o que achamos do filme
Por que Matt Damon recusou o papel em Avatar?
Damon era a primeira opção de James Cameron, mas teve de recusar o papel. Ele já estava comprometido com a franquia de ação Jason Bourne, onde é o protagonista. Depois de ter recusado o papel, James Cameron seguiu com Sam Worthington no papel principal.
Recentemente, em uma entrevista dada a BBC Radio 1, Cameron fez disse o que acha sobre o fato de Matt Damon ainda pensar no ocorrido mesmo anos depois. "Ele está se culpando por isso. Matt, você é como uma das maiores estrelas do cinema do mundo, supere isso", completou Cameron.
Para a felicidade de Matt Damon, Avatar não terminou em seu primeiro filme, pelo contrário, ao que tudo indica a franquia terá 4 longas, contado com o mais recente lançamento 'Avatar: O Caminho da Água', uma sequência direta ao primeiro filme e que já está nos cinemas desde o dia 15 de dezembro.
Assim, James Cameron disse que as portas para Matt Damon estão abertas caso ele queira participar da franquia no futuro. Porém, a única condição imposta pelo diretor foi que Damon não receberá os 10% pelos lucros, prometidos no passado.
Assista ao trailer do novo Avatar: O Caminho da Água
LEIA TAMBÉM: