Empresas e lojas aproveitam para incentivar o consumo na data (dima sidelnikov/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 11 de novembro de 2024 às 11h07.
Última atualização em 11 de novembro de 2024 às 12h20.
Hoje é o dia mundial dos solteiros e a data foi escolhida por conta de sua representação. Quando escrita apenas com algarismos, temos 11/11. É o dia do ano que tem mais números 1, considerado sinônimo de "uma pessoa".
A data surgiu em 1993, na China, quando um grupo de estudantes da Universidade de Nanjing definiu a tendência. Mais tarde, a celebração expandiu-se para outros grupos de estudantes orientais e para outros países, até se tornar um evento popular em todo o planeta.
Uma das peculiaridades do 11/11 é que os solteiros tendem a dar um presente para si mesmos. Empresas e lojas aproveitam para incentivar o consumo. A data ganhou notoriedade e ganhou apelo comercial. O site chinês de vendas online Alibaba, inclusive, registrou o "11.11" como marca e começou a lançar ofertas especiais durante este dia.
O 11/11 virou uma espécie de Black Friday em países como EUA, Rússia, França, Espanha e, claro, o Brasil.
Vale ressaltar que, em 2011, aconteceu o “Dia dos Solteiros do Século”, já que sua data era 11/11/11.
É um mistério a razão pela qual a data é celebrada no Brasil. Apenas aqui o 15 de agosto é comemorado como Dia do Solteiro. Não há informações confiáveis que explicam essa questão.
O dia 15 de agosto é feriado municipal em algumas cidades do país e estadual no Pará. Em Belo Horizonte, o feriado é em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem. Já em
Fortaleza, o feriado é em homenagem à Assunção de Nossa Senhora.