Cometa do diabo? Corpo celeste com "chifres" passará pela Terra em 2024; veja imagem
O público poderá vê-lo passar pelo céu apenas com binóculos ou até mesmo a olho nu
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 9 de novembro de 2023 às 10h22.
Última atualização em 9 de novembro de 2023 às 10h26.
Um enorme corpo celeste, chamado de 12P/Pons-Brooks, passará pela Terra em 2024. Segundo informações do portal ABC News, o nome do asteroide ficou conhecido como " Cometa do diabo", devido a presença de "chifres" no astro.
De acordo com o portal, especialistas disseram que o cometa tem sido mais brilhante em comparação com outros corpos celestes.O público poderá vê-lo passar pelo céu apenas com binóculos, ou até mesmo a olho nu.
- Banco do Brasil vai pagar R$ 2,25 bilhões em dividendos e JCP no 3º tri
- RaiaDrogasil (RADL3) revisa guidance e acelera plano de expansão para até 600 lojas em dois anos
- Agenda de balanços da semana: veja calendário com quase 100 resultados
- É abusiva a cobrança de multa para cancelar o plano de saúde?
- América-MG é o primeiro time rebaixado do Brasileirão; veja o risco de queda dos outros clubes
Por que é chamado de "Cometa do diabo"?
A forma do 12P/Pons-Brooks, possui uma nuvem difusa em torno do núcleo do cometa. Essa forma incomum, da aparência de dois "chifres", o que deu o apelido ao corpo celeste.
O asteroide tem sofrido enormes aumentos de brilho com duas grandes erupções. A primeira ocorreu em julho de 2023 e outra no início de outubro.
Eliot Herman, professor aposentado da Universidade do Arizona e astrônomo amador, afirmou ao ABC News que 2P/Pons-Brooks terá mais erupções nos próximos, que pode resultar em mais "chifres do diabo" do que vistos agora.
Quando o cometa passará pela Terra?
Um cometa normalmente não é visível, mas isso pode mudar no próximo ano, quando ocorrer umeclipse solar total em 8 de abril de 2024. Durante esse evento, o cometa terá potencial para ser muito brilhante e ser visto com binóculos ou a olho nu, desde que não haja nuvens.
Na mesma época, 12P/Pons-Brooksestará no periélio, o ponto da órbita em que está mais próximo do Sol, em 21 de abril de 2024.