Newsletter EXAME Empreenda reúne as principais notícias sobre o universo empreendedor (peshkov/Thinkstock)
Jornalista
Publicado em 30 de março de 2022 às 11h37.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 15h27.
Não há como negar que a crise gerada pela pandemia impactou negócios dos mais variados setores ao redor do mundo. Mas a verdade é que nem mesmo ela foi capaz de frear a escalada do empreendedorismo no Brasil. Enquanto cerca de 716 mil PMEs fecharam as portas durante a pandemia, mais de 4 milhões de empresas foram abertas no ano passado, de acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. Veja no gráfico abaixo.
Mas o que faz com que determinadas companhias consigam se adaptar e continuar crescendo mesmo durante períodos macroeconômicos desafiadores? E como identificar aquelas que mais se destacaram nesse sentido?
O tema foi abordado na newsletter EXAME Empreenda desta semana, que chegou na caixa de entrada dos assinantes na manhã desta quarta-feira, 30 de março.
Lançada no início de fevereiro, a Empreenda reúne as principais notícias sobre o universo empreendedor, além de trazer dicas de gestão, análises de cases de sucesso, insights valiosos e indicações de cursos, filmes e livros relacionados ao tema.
Dessa vez, além de discutir os caminhos para que empresas continuem crescendo mesmo em situações adversas, o material também falou sobre a estratégia de retomada da Pello Menos após a pandemia; revelou um curso gratuito para empreendedoras; alertou os pequenos e médios empreendedores sobre o prazo final para entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) referente ao ano de 2021 e trouxe um passo a passo para que os leitores inscrevam suas empresas no ranking Negócios em Expansão, anuário que vai reconhecer as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir vendas e conquistar mercados ao longo dos últimos meses.
A Empreenda é enviada aos assinantes às quartas-feiras pela manhã. Para receber a próxima edição gratuitamente no seu e-mail, basta fazer o seu cadastro clicando aqui.