EXAME Negócios em Expansão: ranking vai reconhecer as PMEs que mais crescem no país (Arte/Exame)
Seja pelo desejo de ter um negócio próprio ou para escapar do limbo do mercado de trabalho tradicional e das curvas de desemprego, a verdade é que o ambiente nunca foi tão próspero para a criação de novas empresas. Um CNPJ pode ser aberto em questão de dias, e o Brasil constitui cerca de quatro milhões de companhias anualmente, segundo um levantamento do Serasa.
O ecossistema empreendedor no Brasil está em ebulição. Mas, mesmo em meio a abertura recorde e novas empresas em 2021, um número significativo de companhias também fechou as portas. Diante desse cenário, é vital reconhecer empresas que exibem resiliência, mesmo um cenário macroeconômico conturbado.
Para dar visibilidade e reconhecer essas companhias, a EXAME criou o ranking EXAME Negócios em Expansão. As inscrições estão abertas — e são GRATUITAS!
O ranking é resultado de uma parceria entre a EXAME, o banco BTG Pactual e a consultoria PwC, e tem como objetivo reconhecer as pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. Trata-se de um anuário que deve listar PMEs que conseguiram expandir vendas e conquistar mercados ao longo nos últimos meses.
O anuário é também uma extensão do esforço da EXAME em apoiar o capitalismo brasileiro e o que há de mais inovador em negócios que prosperam dos grandes centros aos rincões do país. É uma defesa da agenda em prol do desenvolvimento econômico das pequenas empresas, importantes motores da economia e empregabilidade — hoje, há mais de 53 milhões de empreendedores no Brasil, que com seus negócios impactam cerca de 90 milhões de pessoas.
Em um mercado tão competitivo, a busca por um diferencial pode determinar o sucesso — ou insucesso — de uma empresa. Veja, a seguir, três razões para fazer parte do ranking EXAME Negócios em Expansão.
Um dos primeiros passos para ter bons resultados é conseguir um reconhecimento da indústria. Ser reconhecidamente uma das empresas mais dinâmicas do país de acordo com a EXAME pode ajudar a sua PME a se estabelecer como um player importante, mesmo diante das ofertas das grandes empresas e multinacionais.
Com o reconhecimento, pequenos empreendimentos podem compartilhar o mérito não apenas entre os competidores de sua mesma indústria, mas também em suas redes sociais, publicidade e na comunicação direta com o consumidor. Ser uma PME no ranking EXAME Negócios em Expansão é, antes de mais nada, uma ferramenta de negociação com o comprador.
Com um número crescente de investidores dispostos a aportar recursos em empresas de grande potencial no país, estar no ranking serve diferenciação para atrair e facilitar a escolha de investidores.
Inscreva sua empresa no principal ranking de empreendedorismo do país
Podem participar empresas com receita operacional líquida entre R$ 2 milhões e R$ 300 milhões, sediadas no Brasil. Nesta primeira edição, em 2022, por exemplo, serão avaliados a receital operacional líquida anual contidas nas demonstrações contábeis (balanço patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) referentes aos anos de 2020 e 2021.
As empresas elegíveis deverão enviar, até o dia 6 de maio de 2022, as suas demonstrações contábeis referentes aos anos de 2020 e 2021 e preencher um formulário qualitativo de dados, disponível através da página de internet do projeto. Os demonstrativos contábeis enviados serão então validados e compilados pela PwC Brasil. Saiba mais aqui.