Negócios

UE multa proprietária da Hello Kity por limitar vendas no bloco

Investigação concluiu que a Sanrio impediu que "os licenciados europeus vendessem produtos fora das fronteiras" de seus respectivos países entre 2008 e 2018

Hello Kitty: proprietária da gata de brinquedo obteve uma redução de 40% da multa (picture alliance / Contributor/Getty Images)

Hello Kitty: proprietária da gata de brinquedo obteve uma redução de 40% da multa (picture alliance / Contributor/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 9 de julho de 2019 às 09h56.

São Paulo - A Comissão Europeia impôs, nesta terça-feira (9), uma multa de 6,2 milhões de euros à companhia Sanrio por limitar as vendas entre países europeus de seus produtos derivados da Hello Kitty, informou em um comunicado.

"Essas restrições levam a uma oferta menor e, possivelmente, a preços mais altos para os consumidores", disse Margrethe Vestager, comissária da Concorrência, para quem os compradores podem agora "procurar as melhores ofertas" na Europa.

A investigação, aberta em junho de 2017, concluiu que a Sanrio impediu que "os licenciados europeus vendessem produtos fora das fronteiras" de seus respectivos países entre 2008 e 2018, explicou o Executivo da comunidade.

Ao cooperar com a Comissão, a empresa sediada no Japão obteve uma redução de 40% da multa, que finalmente foi fixada em 6,22 milhões de euros (cerca de 6,96 milhões de dólares).

Em março, Bruxelas impôs uma multa de 12,5 milhões de euros à empresa americana Nike por também limitar as vendas de camisetas de futebol entre países do Espaço Econômico Europeu (EEE).

Acompanhe tudo sobre:EuropaHello KittyUnião Europeia

Mais de Negócios

10 frases de Thomas Edison para inspirar futuros empreendedores

Do burnout à criação da primeira marca brasileira de roupa íntima para adolescentes

O que cinco CEOs aprenderam ao se tornarem “funcionários disfarçados”

Como esse executivo deixou seus funcionários milionários ao vender startup por US$ 3,7 bi