SpaceX lança Starship, mas propulsor explode e empresa perde contato com a nave
Esse é o segundo lançamento da empresa; em abril, nave explodiu quatro minutos depois de ter sido lançada
Redação Exame
Publicado em 18 de novembro de 2023 às 13h51.
Empresa do bilionário Elon Musk, a SpaceX lançou neste sábado, 18, a Starship, apontada como a nave mais poderosa do mundo. Poucos minutos após a decolagem, o propulsor do veículo espacial explodiu, e a empresa perdeu contato com a cápsula. Não havia tripulação e ninguém ficou ferido.
O Starship deixou a base da empresa de Musk, em Boca Chica, no Texas, por volta das 10 horas da manhã no horário de Brasília. O voo foi inicialmente bem-sucedido, já que o foguete conseguiu chegar ao espaço pela primeira vez.
- Agência dos EUA dá aval para que SpaceX lance Starship na sexta
- Enel diz que distribuição foi normalizada a 93% dos consumidores afetados pelas chuvas de ontem
- Morre ator Paulo Hesse, aos 81 anos
- The Crown, DNA do Crime e V para Vingança: veja o que entra na Netflix essa semana
- Em entrevista, Netanyahu se esquiva sobre responsabilidade pelos ataques a Israel
- Novo Jogos Vorazes tem cena pós-créditos? Veja tudo o que sabemos sobre o filme
Três minutos após o lançamento, porém, o propulsor, que é a parte inferior da nave, explodiu. A parte do veículo já estava separada da cápsula.A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente.
"O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço", afirmou a empresa.
Perda de contato com a cápsula
Cerca de 10 minutos após o lançamento, porém, a equipe da SpaceX em solo parou de receber dados da cápsula (a parte da nave que não explodiu).
"Perdemos os dados do segundo estágio. Achamos que podemos ter perdido o segundo estágio", disse o engenheiro de integração da SpaceX, John Insprucker. A transmissão foi encerrada em seguida.
A expectativa da empresa era de que a Starship fizesse um trajeto de cerca de 1h30min de duração, com pouso no Oceano Pacífico. A equipe de engenharia da empresa acredita que o módulo se perdeu no espaço. O primeiro teste, em abril, também teve problemas, terminando em uma explosão.
Mesmo com os imprevistos, a missão foi comemorada por Elon Musk. "Parabéns, equipe SpaceX!", disse o bilionário em seu perfil no X (ex-Twitter).
O que é a Starship
O Starship tem 120 metros de altura e gera 7.600 toneladas de impulso no lançamento, mais do que o dobro da potência dos foguetes Saturn V que levaram a missão Apollo à Lua.
A SpaceX prevê que ele seja o veículo que eventualmente transportará carga e tripulação para Marte. A Nasa adquiriu uma versão do Starship como módulo de aterrissagem para o programa Artemis, com o qual planeja levar astronautas de volta à Lua na metade desta década.