Para a iniciativa, a varejista está reforçando os acordos com as startups NaPorta e Favela Brasil Xpress (Leandro Fonseca/Exame)
A Riachuelo fechou acordo com as startups NaPorta e Favela Brasil Xpress para facilitar a entrega de produtos comprados durante a Black Friday por moradores de favelas na cidade do Rio de Janeiro e na na região metropolitana de São Paulo.
Em alguns lugares, os moradores enfrentam dificuldades em receber as suas compras por problemas como ausência de CEP e numeração.
A iniciativa da marca para a data reforça a relação que começou a desenvolver com as duas startups desde o começo deste ano.
Veja em tempo real o mapa de tráfego e vendas da Black Friday 2022
Com a NaPorta, do Rio de Janeiro, a varejista trabalha desde o início de 2022. Além de coletar os itens loja a loja na Riachuelo, a startup é a responsável por fazer a entrega final dos itens.
Já com a Favela Brasil Express, de São Paulo, o acordo é mais recente, desde maio. A logtech recebe os produtos enviados pela varejista e faz as entregas.
Desde o início do acordo, mais de 6 mil pacotes foram entregues, segundo dados da companhia, nas comunidades de:
Ao longo dos últimos meses, outras varejistas têm se movimentado para fazer com que os produtos cheguem com mais facilidade os moradores das favelas, entre as quais Americanas e Submarino, da B2W, e Amazon.
As favelas concentram uma população estimada em 17,1 milhões de pessoas, de acordo com dados da pesquisa “Um país chamado Favela 2022”, do Data Favela em parceria com a CUFA e o Instituto Locomotiva.
Segundo o levantamento, se as favelas fossem um estado brasileiro, ocupariam o quarto lugar em população, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente, os moradores das comunidades movimentam mais de R$ 180,9 bilhões.
Para a edição deste ano, a Riachuelo vai oferecer descontos de 20% de desconto em suas lojas físicas apenas na sexta, 25 - produtos da Casa Riachuelo, linha de negócio dedicada a casa e decoração, também entram na promoção.
No aplicativo e no site, os descontos começam antes, a partir da quarta-feira, 23, e seguem até 27 de novembro. Podem chegar a 80% off.
A empresa não revelou as expectativas de vendas para este ano.
A Black Friday 2022 acontece na sexta-feira 25 de novembro, mas diversos varejistas já oferecem produtos com descontos durante todo mês de novembro.
A Black Friday é um evento comercial, conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online.
A data da Black Friday surgiu nos Estados Unidos e sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro, uma semana após o feriado de Ação de Graças.
A primeira Black Friday no Brasil foi realizada em 2010. Cerca de 50 lojas do varejo nacional adotaram a data já utilizada nos Estados Unidos e conhecida pelo grande número de vendas de produtos com descontos.
Veja descontos, dicas e outros conteúdos publicados pela EXAME sobre a Black Friday 2022!