Negócios

Marca espanhola Seat também falsificou emissões de gases

A Volkswagen enfrenta investigação criminal nos EUA e ações legais no mundo, depois de admitir que colocou em veículos software que engana testes de poluição


	Seat, marca espanhola da Volks: "A filial espanhola do grupo alemão instalou, em mais de meio milhão de carros a diesel, o sistema que adultera as emissões dos seus veículos desde 2009"
 (Divulgação/Quatro Rodas)

Seat, marca espanhola da Volks: "A filial espanhola do grupo alemão instalou, em mais de meio milhão de carros a diesel, o sistema que adultera as emissões dos seus veículos desde 2009" (Divulgação/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2015 às 09h19.

A Seat, marca espanhola do grupo alemão Volkswagen, instalou o software que falseia as emissões de gases poluentes em mais de meio milhão de carros, noticiou hoje o jornal El País.

A Volkswagen enfrenta uma investigação criminal nos Estados Unidos e ações legais em todo o mundo, depois de admitir que colocou em 11 milhões de veículos a diesel um software capaz de enganar os testes de poluição efetuados pelas autoridades.

"A filial espanhola do grupo alemão instalou, em mais de meio milhão de carros a diesel, o sistema que adultera as emissões dos seus veículos desde 2009", escreveu o El Pais, citando fontes não identificadas com vínculo à empresa.

Os dados revelam que o grupo Volkswagen também vendeu na Europa carros equipados com motores a diesel e com o software malicioso.

Os motores a diesel utilizados pela Seat são, em teoria, os mesmos utilizados pela Volkswagen e Audi nos Estados Unidos, segundo o jornal. O El Pais informa ainda que a fábrica da Seat em Martorell, perto de Barcelona, teria instalado o software em veículos que estão à venda este ano.

Um porta-voz da Seat confirmou que alguns veículos foram equipados com o equipamento, mas não disse quantas unidades.

A Seat vendeu 378.586 veículos no ano passado e cerca de dois milhões de veículos ao longo dos últimos seis anos, incluindo motores a gasolina e a diesel, de acordo com o El Pais.

A empresa tem fábricas na Catalunha, no Nordeste da Espanha, e em Navarra, no Norte.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas alemãsEscândalosEspanhaEuropaFraudesMontadorasPiigsVolkswagen

Mais de Negócios

Com fritadeira elétrica, Shopee bate recorde de vendas no "esquenta" da Black Friday

Com linha de dermocosméticos para pele negra, ela quer empoderar mulheres por meio da beleza

“Disneylândia do Palmito” reúne gastronomia, turismo e lazer no interior paulista

Changan anuncia investimento de US$ 6,9 Bilhões em soluções de mobilidade e tecnologia