Negócios

Francesa Alstom vende trens de alta velocidade aos EUA

A companhia ferroviária americana Amtrak pediu ao grupo francês 28 trens de nova geração para substituir suas composições


	Alstom: esses trens de nova geração vão unir Boston e Washington, passando por Nova York e Filadélfia, cobrindo uma distância de 730 km
 (Victor Sokolowicz/Bloomberg)

Alstom: esses trens de nova geração vão unir Boston e Washington, passando por Nova York e Filadélfia, cobrindo uma distância de 730 km (Victor Sokolowicz/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2016 às 21h28.

A companhia francesa Alstom anunciou, nesta sexta-feira (26), um histórico contrato de US$ 2 bilhões para vender trens de alta velocidade (TGVs, em francês) nos Estados Unidos, os quais cobrirão a rota entre Washington, Nova York e Boston.

A companhia ferroviária americana Amtrak pediu ao grupo francês 28 trens de nova geração para substituir suas composições, que operam desde o ano 2000 e foram fabricadas por um consórcio entre a canadense Bombardier e Alstom.

Esta última contava, então, com apenas 25% da sociedade.

Esses trens de nova geração vão unir Boston e Washington, passando por Nova York e Filadélfia, cobrindo uma distância de 730 km.

O objetivo de Amtrak é "aumentar a capacidade de transporte de passageiros, diminuir o tempo de viagem e otimizar os gastos de exploração".

O número de passageiros nessa linha de alta velocidade nos Estados Unidos era de 3,5 milhões em 2014, segundo cifras da Alstom.

"Nessa região entre Boston e Washington vive um em cada sete americanos", lembrou o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que anunciou o investimento da Amtrak.

O novo trem poderá transportar até 35% mais passageiros do que os que cobrem a rota atualmente. Em princípio, a velocidade será de 257 km/h, podendo chegar aos 300 km/h.

Hoje, leva-se 2h45 para ir de Nova York a Washington, cobrindo uma distância de 350 km aproximadamente.

O TGV francês percorre os 425 km entre Paris e Lyon em apenas 1h55.

O contrato criará 400 empregos diretos no estado de Nova York, indicou a Alstom, que conta com mais de mil trabalhadores na região.

Segundo a Amtrak, os primeiros trens começarão a operar em 2021.

Acompanhe tudo sobre:AlstomEmpresas francesasEstados Unidos (EUA)Países ricosTransportesTrens

Mais de Negócios

Com fritadeira elétrica, Shopee bate recorde de vendas no "esquenta" da Black Friday

Com linha de dermocosméticos para pele negra, ela quer empoderar mulheres por meio da beleza

“Disneylândia do Palmito” reúne gastronomia, turismo e lazer no interior paulista

Changan anuncia investimento de US$ 6,9 Bilhões em soluções de mobilidade e tecnologia