Negócios

Fiat contrata ex-Toyota, como executivo-chefe da marca

Andrea Formica será responsável pelas vendas da Fiat, além das marcas Lancia e Alfa Romeo

Fábrica da Fiat: montadora quer se separar em duas unidades a partir do ano que vem (Arquivo/EXAME)

Fábrica da Fiat: montadora quer se separar em duas unidades a partir do ano que vem (Arquivo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2013 às 19h27.

Milão - A montadora italiana Fiat contratou um executivo europeu da Toyota Motor para chefiar a marca no segmento de carros, em substituição a Lorenzo Sistino, que passará a supervisionar a expansão da companhia nos mercados emergentes e continuará do segmento de veículos comerciais leves.

A montadora, que está se preparando para cindir-se em duas diferentes companhias a partir de 1º de janeiro de 2011, nomeou Andrea Formica como executivo-chefe da marca Fiat, a maior das três marcas da empresa, segundo nota divulgada nesta sexta-feira.

Formica, de 49 anos, será responsável não apenas pelas vendas da Fiat, mas também pelos negócios das outras duas marcas da companhia: Lancia e Alfa Romeo.Além disso, ele supervisionará as vendas da Chrysler na Europa. A Fiat possui uma participação de 20% na Chrysler e a parceria com a montadora norte-americana permitirá à italiana expandir sua presença em mercados estrangeiros. Formica era vice-presidente de vendas, marketing, planejamento de produto e comunicação da Toyota Europa antes de sua mudança para a Fiat, que entra em vigor imediatamente.

Sistino, por sua vez, continuará à frente da Fiat Professional, que compreende os veículos comerciais leves da empresa, ao mesmo tempo em que assumirá a responsabilidade pela expansão dos negócios da Fiat em mercados emergentes como China, Índia e Rússia, onde a Fiat possui joint ventures com montadoras locais.

Na quinta-feira, em meio a rumores na mídia italiana segundo os quais Formica iria para a Fiat, o executivo-chefe da montadora, Sergio Marchionne, disse a jornalistas que a companhia passaria por algumas mudanças. Marchionne fez o comentário pouco depois de os acionistas da Fiat terem aprovado seu plano de separar a unidade de veículos de passeio das unidades de caminhões e tratores da Fiat. A cisão deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2011. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre a Fiat

Siga as notícias do site EXAME sobre Gestão no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Alfa RomeoContrataçõesEmpresasEmpresas italianasExecutivosFiatgestao-de-negociosMontadoras

Mais de Negócios

Com fritadeira elétrica, Shopee bate recorde de vendas no "esquenta" da Black Friday

Com linha de dermocosméticos para pele negra, ela quer empoderar mulheres por meio da beleza

“Disneylândia do Palmito” reúne gastronomia, turismo e lazer no interior paulista

Changan anuncia investimento de US$ 6,9 Bilhões em soluções de mobilidade e tecnologia