Negócios

Facebook estaria interessado no navegador Opera

Rede social estaria negociando a aquisição da Opera Software, empresa especializada no desenvolvimento de navegadores web para dispositivos móveis

Compra faria parte da estratégia do Facebook de aprofundar a sua presença no mundo móvel (Divulgação/OPERA)

Compra faria parte da estratégia do Facebook de aprofundar a sua presença no mundo móvel (Divulgação/OPERA)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2012 às 14h13.

São Paulo - O mais novo rumor referente ao Facebook é de que a empresa estaria negociando a aquisição da Opera Software, empresa especializada no desenvolvimento de navegadores web para dispositivos móveis, como o Opera Mini, que conta com mais de 200 milhões de usuários no mundo.

A compra faria parte da estratégia do Facebook de aprofundar a sua presença no mundo móvel. A notícia foi publicada originalmente no blog internacional Pocket-lint e repercutida em outros noticiários especializados na web, como Rethink Wireless.

Análise

Durante o processo de abertura de capital do Facebook, uma das principais críticas foi a dificuldade da companhia de gerar receita no mundo móvel, apesar de seus usuários acessarem a rede social cada vez mais de celulares e tablets do que de desktops. A empresa de Mark Zuckerberg, contudo, não está de braços cruzados.

Seus últimos movimentos denotam o interesse crescente do Facebook por mobilidade. Servem de exemplo o lançamento de seu app de mensagens, o Facebook Messenger; a compra do Instagram; a chegada do Facebook Camera; e agora os rumores de interesse pelo Opera.

Paralelamente, seguem os boatos de que o Facebook estaria projetando o lançamento de um smartphone próprio. O capítulo mais recente foi uma matéria no Financial Times que citava como indício a contratação de vários engenheiros da Apple pelo Facebook. A empresa já fizera algumas experiências de parcerias com INQ e HTC, mas nunca um voo solo no mercado de handsets.

Antes dessa aventura, seria inteligente ter seu próprio sistema operacional móvel. Na opinião de alguns analistas, a compra da Opera Software poderia ajudar no desenvolvimento de um OS simples, em que a maior parte do processamento fosse feita na nuvem, através de um navegador HTML5.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFusões e AquisiçõesInternetRedes sociais

Mais de Negócios

Com fritadeira elétrica, Shopee bate recorde de vendas no "esquenta" da Black Friday

Com linha de dermocosméticos para pele negra, ela quer empoderar mulheres por meio da beleza

“Disneylândia do Palmito” reúne gastronomia, turismo e lazer no interior paulista

Changan anuncia investimento de US$ 6,9 Bilhões em soluções de mobilidade e tecnologia