Negócios

Cade arquiva processo administrativo contra Previ

O fundo era acusado de ter impedido atualizações tecnológicas das antigas Telemig Celular e da Amazônia Celular


	Dinheiro: segundo o Cade, o caso se tratou de uma divergência natural entre acionistas quanto à estratégia de alocação de investimentos
 (USP Imagens)

Dinheiro: segundo o Cade, o caso se tratou de uma divergência natural entre acionistas quanto à estratégia de alocação de investimentos (USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 11h08.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) arquivou, nesta quarta-feira, 18, um processo administrativo contra a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, no qual o fundo era acusado de ter impedido atualizações tecnológicas das antigas Telemig Celular e da Amazônia Celular entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004.

A Newtel, que detinha 66% das companhias, acusou a Previ - que também tinha participação na Oi - de vetar a migração dessas empresas da tecnologia de telefonia móvel TDMA para GSM.

Junto com outros fundos de pensão, a Previ formava um bloco com 33% do capital de Telemig e Amazônia.

O conselheiro relator do processo no Cade, Ricardo Ruiz, seguiu o entendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que o caso se tratou de uma divergência natural entre acionistas quanto à estratégia de alocação de investimentos.

A agência reguladora já tinha arquivado esse processo.

"O simples adiamento por alguns meses de uma mudança tecnológica não geraria impacto concorrencial relevante. O que está nos autos demonstra uma relação societária conflituosa. Mas se trata de uma questão privada, e não concorrencial", avaliou Ruiz.

"Não haveria racionalidade em um ato da Previ para prejudicar uma empresa na qual o fundo tem participação societária relevante", completou.

Acompanhe tudo sobre:CadeFundos de pensãoPreviProcessos judiciais

Mais de Negócios

Com aquisições focadas no e-commerce, JSL acelera operações para atender demanda da Black Friday

Ex-técnico olímpico fatura milhões com empresa gaúcha de cabos náuticos

Com fritadeira elétrica, Shopee bate recorde de vendas no "esquenta" da Black Friday

Com linha de dermocosméticos para pele negra, ela quer empoderar mulheres por meio da beleza