Xi Jinping e Zelensky conversam por telefone pela primeira vez desde o início da guerra
Segundo Zelensky, o contato foi "longo e significativo". Em mensagem no Twitter, ele disse que houve um avanço poderoso para o desenvolvimento das relações entre os dois países
Redação Exame
Publicado em 26 de abril de 2023 às 11h20.
Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da China, Xi Jinping, conversaram nesta quarta-feira, 26, por telefone.Trata-se da primeira conversa entre os dois líderes desde o início da guerra na Ucrânia.
Segundo Zelensky, o contato foi "longo e significativo". Em mensagem no Twitter, ele disse que houve um avanço poderoso para o desenvolvimento das relações entre os dois países.
- China: Quem questiona nossa soberania sobre Taiwan 'brinca com fogo', diz ministro
- Simone Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento
- EUA anuncia pacote militar de US$ 325 milhões à Ucrânia e reforça compromisso na guerra
- Governo da Suécia expulsa 5 funcionários da embaixada da Rússia por suspeita de espionagem
- Casa Branca anuncia fortalecimento de cooperação espacial com a Coreia do Sul
- Lula sanciona mudanças na Lei Maria da Penha; saiba o que muda
"Acredito que a ligação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais", tuitou o presidente ucraniano.
China visitará Ucrânia
Após a conversa, a China anunciou o envio de uma comitiva diplomática a Kiev. Xi Jinping destacou que o único caminho para o fim do conflito passa pela mesa de negociações. Ele assegurou a Zelenskiy que a China sempre esteve do lado da paz, informou a televisão estatal CCTV. Pequim garantiu que manterá conversações com todas as partes a fim de encontrar uma solução para a guerra.