Mundo

Trump traz de volta o botão de Coca-Cola diet ao Salão Oval da Casa Branca

Pequeno botão vermelho, alojado em uma caixa de madeira, foi visto sobre a mesa presidencial de Trump após a cerimônia de posse, na segunda-feira, segundo o Wall Street Journal

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 09h24.

O Salão Oval da Casa Branca, recentemente redecorado, volta a contar com o famoso botão da Diet Coke que o ex-presidente Donald Trump utilizava durante seu primeiro mandato para solicitar refrigerantes.

O pequeno botão vermelho, alojado em uma caixa de madeira, foi visto sobre a mesa presidencial de Trump após a cerimônia de posse, na segunda-feira, segundo o Wall Street Journal.

Removido em 2021 pelo antecessor de Trump, Joe Biden, o botão, ao ser pressionado, notifica os mordomos da Casa Branca de que uma Coca-Cola diet – a bebida favorita do ex-presidente – é necessária no Salão Oval. “Todo mundo fica um pouco nervoso quando eu aperto esse botão,” disse Trump em 2017 ao Financial Times.

Nova decoração

O Salão Oval é tradicionalmente redecorado para refletir o gosto do presidente empossado enquanto ocorrem as cerimônias de posse. Tapetes, cortinas, pinturas e estátuas costumam ser substituídos por peças do acervo da Casa Branca e do governo.

Entre as novidades na decoração de Trump estão os retratos de Benjamin Franklin e George Washington, sendo este último pendurado sobre a lareira, de acordo com o Wall Street Journal. Além disso, foram incluídos quadros de Alexander Hamilton, primeiro secretário do Tesouro dos EUA, e de Thomas Jefferson, ex-presidente.

Trump também trouxe de volta o busto de Winston Churchill, posicionado próximo à lareira, como em seu primeiro mandato, além de manter o busto de Martin Luther King Jr., que também foi exibido por Biden.

As cortinas douradas escolhidas por Trump em seu primeiro mandato permaneceram no local, assim como a escultura "The Bronco Buster", de Frederic Remington, que está abaixo do retrato de Andrew Jackson.

Outros elementos incluem novas figuras prateadas de águias sobre a lareira e a substituição do tapete azul de Biden por um de tom neutro, usado anteriormente por Trump.

Por fim, a mesa de café do Salão Oval também sofreu alterações: no lugar dos biscoitos de chocolate deixados por Biden, foram vistos na segunda-feira um buquê de flores e um peso de papel dourado gravado com a palavra "Trump".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Trump diz que enviará imigrantes para prisão em Guantánamo

'Não sou antivacina', diz Robert Kennedy Jr. no Senado americano

Governo Trump desiste de corte de repasses que barrou ao menos US$ 1 trilhão em recursos

Indicado de Trump diz que grandes tarifas sobre o México serão decididas em abril