Trump diz que Rússia está disposta a não tomar todo o território ucraniano

Presidente norte-americano reiterou que deseja que o conflito termine “em breve”

WASHINGTON, DC - APRIL 10: U.S. President Donald Trump delivers remarks alongside Secretary of Defense Pete Hegseth during a Cabinet meeting at the White House on April 10, 2025 in Washington, DC. President Trump convened a Cabinet meeting a day after announcing a 90-day pause on ‘reciprocal’ tariffs, with the exception of China. Anna Moneymaker/Getty Images/AFP (Photo by Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) (Anna Moneymaker /AFP)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 24 de abril de 2025 às 21h15.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que entre as concessões que fazem parecer que um acordo está próximo na guerra da Ucrânia está o fato da Rússia ter dito que está disposta a não tomar todo o país.

Perguntado sobre as “concessões” que o presidente russo, Vladimir Putin, colocou sobre a mesa, o republicano respondeu: “Parem a guerra, não tomem todo o país. São concessões bastante grandes".

Veja também

Trump reiterou que deseja que o conflito termine “em breve”, que houve progresso e que “nos próximos dias” será visto algo.

Enfatizou que não tem lealdade a ninguém, apenas ao fato de querer “salvar vidas”.

O mandatário americano enfatizou que está exercendo “muita pressão” sobre a Rússia e que não considera o país um obstáculo à paz.

Questionado sobre possíveis sanções adicionais contra Moscou, ele deu uma resposta vaga: “Eu preferiria responder em uma semana. Quero ver se podemos chegar a um acordo”, destacando que, caso contrário, os russos não ficariam “felizes, para dizer o mínimo”.

Seus comentários foram feitos após sua reunião com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, na Casa Branca e depois que Trump exigiu que Putin parasse de bombardear a Ucrânia .

Desde que Trump voltou ao poder em janeiro, com a promessa de acabar com a guerra na Ucrânia, ele tem criticado muito mais o presidente desse país, Volodymyr Zelensky, a quem ele frequentemente acusa de prolongar o conflito.

Guerra na Ucrânia: veja imagens do conflito entre o país e a Rússia

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)UcrâniaRússiaVladimir PutinVolodymyr-Zelensky

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame