Tráfico e lavagem de dinheiro: ex-presidente do Haiti é acusado de facilitar fluxo de drogas nos EUA
Governo americano acusou Michel Martelly de desempenhar papel 'significativo' no tráfico de entorpecentes e anunciou sanções contra político


Agência de notícias
Publicado em 20 de agosto de 2024 às 14h27.
O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira, 20, várias sanções contra o ex-presidente haitiano Michel Martelly, a quem acusa de ter desempenhado um papel "significativo" no tráfico de drogas na ilha caribenha.
Martelly "abusou de sua influência para facilitar o tráfico de drogas perigosas, incluindo a cocaína, para os Estados Unidos ", afirmou o Departamento do Tesouro em comunicado.
Ele também esteve envolvido na "lavagem de lucros ilícitos de drogas" e trabalhou com traficantes de drogas locais, além de patrocinar gangues baseadas no Haiti, acrescentou o comunicado.
Martelly, que foi presidente do Haiti entre 2011 e 2016, também foi sancionado pelo governo canadense em 2022, assim como outros dois ex-primeiros-ministros.
As gangues espalham o terror no Haiti, o país mais pobre das Américas, há muito tempo, mas a situação piorou drasticamente em fevereiro, quando grupos armados forçaram a renúncia do então primeiro-ministro Ariel Henry.
Os grupos criminosos controlam cerca de 80% da capital, Porto Príncipe, e os seus habitantes vivem com medo de assassinatos, estupros e sequestros.
Centenas de policiais quenianos foram enviados para o país como parte de um esforço internacional para trazer estabilidade ao país devastado pelo caos político, social e econômico.
"A ação de hoje contra Martelly destaca o papel significativo e desestabilizador que ele e outras elites políticas corruptas têm desempenhado na perpetuação da atual crise no Haiti ", disse Bradley Smith, subsecretário interino para o terrorismo e inteligência financeira, citado no comunicado.
"Os Estados Unidos, juntamente com os nossos parceiros internacionais, estão empenhados em desmantelar aqueles que facilitam o tráfico de drogas, a corrupção e outras atividades ilícitas que alimentam a terrível violência das gangues e a instabilidade política", acrescentou.
As 7 principais eleições de 2024 pelo mundo

2 /7Claudia Sheinbaum, presidente do Mèxico(MEXICO-ELECTION-VOTE-SHEINBAUM)

3 /7A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, dá uma coletiva de imprensa na sede da CDU, em Berlim, em 10 de junho de 2024, um dia após as eleições para o Parlamento Europeu(Parlamento Europeu, de 6 a 9 de junho)

4 /7O presidente da França, Emmanuel Macron em transmissão ao vivo(França (eleições legislativas), em 30 de junho e 7 de julho, convocadas por Emmanuel Macron)
+ 3