Tóquio denuncia avanço de porta-aviões chinês entre ilhas japonesas próximas a Taiwan
China alega que trajetória de seus navios cumpria o direito internacional, mas incidente ocorre menos de um mês após Japão denunciar um avião militar chinês em seu espaço aéreo


Agência de notícias
Publicado em 18 de setembro de 2024 às 15h11.
Um porta-aviões e dois navios de guerra chineses navegaram entre duas ilhas japonesas perto de Taiwan , afirmou o Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa do Japão . O porta-aviões "Liaoning" e dois destróieres equipados com mísseis Luyang III foram vistos entre as ilhas Yonaguni e Iriomote nesta terça, 17, e quarta-feira, 18, disseram os militares.
Tóquio indicou que é a primeira vez que um porta-aviões chinês entra nesta zona adjacente, faixa que se estende até 24 milhas náuticas da costa. A China alegou que a trajetória dos seus navios cumpria o direito internacional, mas o incidente ocorre menos de um mês após o Japão denunciar um avião militar chinês em seu espaço aéreo.
As ilhas Yonaguni e Iriomote ficam perto do arquipélago Senkaku, um território disputado no Mar da China Oriental, reivindicado por Pequim que as chama de Ilhas Diaoyus.

2 /12(Uma visão geral mostra o rio Tsubusa inchado devido às fortes chuvas trazidas pelo Tufão Shanshan em Usa, prefeitura de Oita em 29 de agosto de 2024)

3 /12People chat next to a fallen tree brought down by strong winds from Typhoon Shanshan in Usa, Oita prefecture on August 29, 2024. Typhoon Shanshan hit Japan with full force on August 29, injuring dozens as howling winds smashed windows and blew tiles off houses while torrential rains turned rivers into raging torrents. (Photo by Yuichi YAMAZAKI / AFP)(Pessoas conversam ao lado de uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)

4 /12(Foto de folheto tirada e divulgada pela Prefeitura de Miyazaki em 29 de agosto de 2024 mostra um carro capotado por fortes ventos do Tufão Shanshan em Miyazaki)
+ 8