Mundo

Tempestade 'Helene' deve chegar ao México

''Helene'' está situada a apenas 140 quilômetros a leste-sudeste de Tuxpan e a 260 quilômetros ao sudeste de Tampico, ambas no México


	Os meteorologistas do NHC preveem que ''Helene'' siga avançando com o mesmo rumo e a mesma velocidade que tem agora durante um dia ou dois
 (Esparta Palma/Wikimedia Commons)

Os meteorologistas do NHC preveem que ''Helene'' siga avançando com o mesmo rumo e a mesma velocidade que tem agora durante um dia ou dois (Esparta Palma/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2012 às 20h45.

Miami - Uma nova tempestade tropical, a oitava da temporada no Atlântico e batizada como ''Helene'', nasceu nesta sexta-feira no Golfo do México muito próxima ao litoral mexicano.

A informação foi confirmada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, que detalhou que a tempestade registra ventos máximos sustentados de 75 km/h, com sequências mais fortes, e se encontra em uma latitude de 20,6 graus norte e uma longitude de 96,1 graus oeste.

Isso quer dizer que ''Helene'' está situada a apenas 140 quilômetros a leste-sudeste de Tuxpan e a 260 quilômetros ao sudeste de Tampico, ambas no México.

Esta frente avança rumo ao noroeste (310 graus) a 11 km/h, o que levou o governo do México a emitir um alerta perante a possível passagem da tempestade nas próximas 24 horas pela zona litorânea compreendida entre Barra de Nautla e La Cruz.

Os meteorologistas do NHC preveem que ''Helene'' siga avançando com o mesmo rumo e a mesma velocidade que tem agora durante um dia ou dois.

Dessa maneira, o centro da tempestade poderia tocar terra na zona em alerta neste sábado, embora os primeiros efeitos possam ser notados já durante esta noite.

A chegada desta frente ao México acontece depois que outra tempestade, ''Ernesto'', que chegou a ser furacão de categoria 1 na escala de 5 níveis de Saffir-Simpson, deixou 12 mortos em sua passagem pelo país. 

Acompanhe tudo sobre:ClimaMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Mundo

ONU adverte que o perigo da fome “é real” na Faixa de Gaza

Agência da ONU pede investigação de abusos após cessar-fogo no Líbano

Parlamento britânico debate proposta de lei de morte assistida

Acordo Mercosul-UE não sairá porque camponeses franceses 'não querem', diz Mujica