Mundo

Russia suspende fornecimento de gás para empresa holandesa GasTerra

a decisão foi feita depois de a companhia holandesa ter afirmado que não atenderia às exigências do presidente russo, Vladimir Putin, de pagar o combustível em rublos

Gás russo: A empresa holandesa afirmou que não atenderá as exigências de pagamento da Gazprom para não arriscar violar as sanções impostas pela União Europeia (AFP/AFP)

Gás russo: A empresa holandesa afirmou que não atenderá as exigências de pagamento da Gazprom para não arriscar violar as sanções impostas pela União Europeia (AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de maio de 2022 às 15h10.

A estatal russa Gazprom declarou que irá interromper o fornecimento de gás à holandesa GasTerra a partir da terça-feira 31. De acordo com comunicado da GasTerra, a decisão foi feita depois de a companhia holandesa ter afirmado que não atenderia às exigências do presidente russo, Vladimir Putin, de pagar o combustível em rublos.

A empresa holandesa afirmou que não atenderá as exigências de pagamento da Gazprom para não arriscar violar as sanções impostas pela União Europeia, devido à guerra da Rússia na Ucrânia, além de haver muitos riscos financeiros e operacionais ligados à rota de pagamento. "Em particular, a abertura de contas em Moscou sob a lei russa e seu controle pelo regime russo representam um risco muito grande", afirma, em comunicado.

O corte de oferta pela Gazprom significa que entre agora e 1º de outubro, quanto o contrato se encerra, aproximadamente 2 bilhões de metros cúbicos de gás contratados não serão entregues.

A GasTerra que pertence ao governo dos Países Baixos (50%), à ExxonMobil (25%) e à Shell (25%) afirma que previu tal medida e comprou gás de outros fornecedores.

LEIA TAMBÉM:

Bolívia busca renegociar preço do gás que vende ao Brasil

Acompanhe tudo sobre:Gás e combustíveisGazpromHolandaRússia

Mais de Mundo

UE reagirá 'com firmeza e rapidez' se EUA impuser tarifas sobre importações do bloco

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos