Mundo

Rússia reivindica sucesso em cidade ucraniana de Soledar, no 1º avanço em meses

Autoridades ucranianas reconheceram o avanço da Wagner em Soledar, cidade turística com população pré-guerra de 10.000 pessoas, mas negaram que tivesse sido conquistada.

Ruínas de um depósito de fogos de artifício na cidade ucraniana de Kharkiv após um bombardeio russo, em foto de 11 de janeiro de 2023

 (AFP/AFP)

Ruínas de um depósito de fogos de artifício na cidade ucraniana de Kharkiv após um bombardeio russo, em foto de 11 de janeiro de 2023 (AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de janeiro de 2023 às 11h41.

A Rússia alegou nesta quarta-feira que teve seu primeiro êxito significativo na Ucrânia desde julho ao capturar a maior parte da cidade de Soledar, no leste do país, após semanas de pesados combates liderados pela empresa militar privada Wagner. O controlador da Wagner, Yevgeny Prigozhin, postou uma foto de si mesmo em um local que parecia ser Soledar, dizendo que, embora o território da cidade esteja sob controle de seus combatentes, ainda ocorrem conflitos de rua com o restante das forças ucranianas na área central.

Autoridades ucranianas reconheceram o avanço da Wagner em Soledar, cidade turística com população pré-guerra de 10.000 pessoas, mas negaram que tivesse sido conquistada.

O avanço dos russos em Soledar compromete a capacidade da Ucrânia de defender a cidade vizinha de Bakhmut, que os soldados da Wagner vêm atacando nos últimos seis meses. Cidade muito maior e porta de entrada para a metade da região de Donetsk reivindicada pela Rússia, Bakhmut se tornou um símbolo da resistência ucraniana na guerra - e o principal palco de batalha do conflito nas últimas semanas.

O presidente da Ucrânia, VolodymIr ZelenskI, visitou soldados da linha de frente em Bakhmut pouco antes de viajar para os EUA, no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrânia

Mais de Mundo

Biden viaja a Angola para cumprir promessa de visitar África

Trump escolhe Kash Patel para chefiar FBI e Chad Chronister para comandar DEA

Trump ameaça o BRICS com tarifas de 100% se substituírem o dólar

Trump exige que países do Brics mantenham compromisso com o dólar e ameaça impor tarifas de 100%