Ranking lista países mais seguros do mundo em caso de guerra global; veja lista
Índice Global da Paz (GPI) busca medir o nível de paz interna e externa dos países


Agência de notícias
Publicado em 22 de setembro de 2024 às 09h34.
Com a escalada de tensão dos conflitos no Oriente Médio, após dois dias seguidos de ataques contra dispositivos de comunicação usados pelo Hezbollah, representantes israelenses afirmam que inicia-se uma "nova fase da guerra".
Agora, alguns especialistas alertam que, se as tensões continuarem a se intensificar e envolverem outras potências globais, o risco de uma Terceira Guerra Mundial pode se aproximar, ampliando a instabilidade e afetando outros países. O Índice Global da Paz (GPI), um estudo que mede o nível de paz interna e externa dos países, tenta responder em que lugares do mundo a população estaria mais "segura" neste cenário.
A pesquisa, feita anualmente, leva em consideração 23 indicadores qualitativos e quantitativos para medir o "estado de paz" em três áreas: o nível de segurança e proteção da sociedade; a extensão dos conflitos domésticos e internacionais em andamento; e o grau de militarização. Em 2024, 97 países pioraram o nível de pacificação, segundo o GPI.
O relatório concluiu, ainda, que "muitas das condições que precedem grandes conflitos estão mais elevadas do que em qualquer momento desde o fim da Segunda Guerra Mundial". Hoje, são mais de 56 conflitos ativos pelo mundo, o maior desde o fim da guerra. Além disso, estas disputas se tornam cada vez mais internacionalizadas, com quase 100 países envolvidos em conflitos além de suas fronteiras. "A combinação desses fatores significa que a probabilidade de outro grande conflito é maior do que em qualquer momento desde o início do GPI", afirma o relatório.
Os 10 países mais pacíficos do mundo
Em meio a instabilidades e violências a nível internacional, veja, a seguir, os dez países mais "pacíficos", segundo o GPI:
1. Islândia
2. Irlanda
3. Áustria
4. Nova Zelândia
5. Singapura
6. Suíça
7. Portugal
8. Dinamarca
9. Eslovênia
10. Malásia
Entre os países no topo do ranking, destacam-se Islândia, que lidera como o país mais pacífico desde 2008, seguida de Irlanda, Áustria, Nova Zelândia e Singapura. Esses países, com exceção de Singapura, já figuravam entre os dez mais pacíficos na primeira edição do GPI.
Segundo o estudo, a Europa continua a região mais pacífica do mundo, com oito dos dez países mais pacíficos, mantendo essa posição desde o início do Índice Global da Paz (GPI). Em contraste, a região do Oriente Médio e Norte da África permanece como a menos pacífica do mundo.
""O conflito em Gaza teve um impacto muito forte na paz global, com Israel e Palestina apresentando, respectivamente, as maiores e quartas maiores deteriorações em termos de pacificidade", diz o relatório.
Guerra entre Israel e Hamas

2 /26Veículos do exército egípcio são mobilizados ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza em 4 de julho de 2024 em el-Arish, no norte da Península do Sinai, em meio a batalhas contínuas entre o Hamas e Israel no território palestino sitiado. (Foto da AFP)(Veículos do exército egípcio são mobilizados ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza em 4 de julho de 2024 em el-Arish, no norte da Península do Sinai, em meio a batalhas contínuas entre o Hamas e Israel no território palestino sitiado. (Foto da AFP))

3 /26Parentes e apoiadores de israelenses mantidos reféns por militantes palestinos em Gaza desde os ataques de outubro acendem sinalizadores enquanto manifestam pela libertação dos reféns na cidade central de Tel Aviv em 29 de junho de 2024, em meio ao conflito contínuo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de JACK GUEZ / AFP)(Parentes e apoiadores de israelenses mantidos reféns por militantes palestinos em Gaza desde os ataques de outubro acendem sinalizadores enquanto manifestam pela libertação dos reféns na cidade central de Tel Aviv em 29 de junho de 2024, em meio ao conflito contínuo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de JACK GUEZ / AFP))

4 /26Palestinos deslocados deixam uma área no leste de Khan Yunis após o exército israelense emitir uma nova ordem de evacuação para partes da cidade e Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de julho de 2024, em meio ao conflito contínuo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de Bashar TALEB / AFP)(Palestinos deslocados deixam uma área no leste de Khan Yunis após o exército israelense emitir uma nova ordem de evacuação para partes da cidade e Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de julho de 2024, em meio ao conflito contínuo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de Bashar TALEB / AFP))
+ 22
Esses conflitos refletem a complexidade das tensões geopolíticas na região, que continuam a dificultar esforços para a resolução pacífica e prolongam a instabilidade, destaca a pesquisa.
O ranking cobre 99,7% de toda a população mundial, e classifica o "estado de paz" nos países em cinco níveis: muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo.
Este ano, o Brasil encontra-se na 131º posição do ranking, o que o coloca no nível "baixo" de estado de paz. No entanto, o estudo não identificou alterações ou deterioração da paz no país desde o ano passado.
Entre os países que figuraram o Top 10 do ranking, quatro apresentaram deterioração na paz: Nova Zelândia, Portugal, Dinamarca e Eslovênia. Já Áustria, Singapura e Suíça aumentaram o nível de paz, enquanto Islândia e Irlanda permaneceram iguais.