Mundo

Presidente da Câmara dos EUA avança com processo de impeachment contra Joe Biden

Diante das divergências sobre gastos federais, o presidente enfrenta o risco de paralisação do governo

Joe Biden: presidente dos Estados Unidos enfrenta grandes problemas em seu governo (Mandel Ngan/Getty Images)

Joe Biden: presidente dos Estados Unidos enfrenta grandes problemas em seu governo (Mandel Ngan/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 12 de setembro de 2023 às 12h52.

Última atualização em 12 de setembro de 2023 às 13h32.

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, atua para satisfazer demandas dos conservadores por um processo de impeachment contra o presidente dos EUA, Joe Biden, no mesmo momento em que enfrenta pressão de dissidentes republicanos para pressionar na frente do gasto federal, levando ao risco de paralisação do governo ("shutdown").

McCarthy planeja dizer a seus aliados do Partido Republicano nesta semana que apoia a abertura de um impeachment contra Biden, disse uma fonte ligada aos planos.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

Ele também precisa fechar a questão sobre como planeja elaborar legislação para manter o governo aberto para além do fim do mês, com apenas três semanas para conter um levante de um grupo dissidente segundo o qual ele quebrou promessas e que tornou públicas ameaças de potencialmente atrapalhar o esforço.

A Câmara dos Representantes deve retomar os trabalhos após uma pausa de quase 50 dias, e alguns dissidentes republicanos têm argumentado que tolerariam a paralisação do governo, ou mesmo tentar derrubar McCarthy do comando da Casa, caso ele não consiga uma vitória clara na disputa sobre o orçamento federal.

Líderes do Congresso dos dois partidos concordam que é preciso aprovar uma lei de curto prazo para manter o governo financiado para além de 30 de setembro, a fim de ganhar tempo para um acordo de gastos em todo o ano. Mas McCarthy enfrenta pressão crescente de conservadores que não querem fechar acordo nenhum sem conseguir concessões do governo democrata com cortes de gastos.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEstados Unidos (EUA)Impeachment

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah com apoio dos EUA