Mundo

Otan acredita que impasse entre Turquia, Finlândia e Suécia terá solução

Segundo o secretário-geral, a discordância será resolvida pela Otan "como sempre foi", disse em tom otimista quanto à entrada de finlandeses e suecos à aliança militar

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg: "Não posso dizer quando nem como, mas estamos trabalhando com a Turquia para resolver a questão" (Olivier Douliery/Pool/Reuters)

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg: "Não posso dizer quando nem como, mas estamos trabalhando com a Turquia para resolver a questão" (Olivier Douliery/Pool/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de maio de 2022 às 13h43.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, ressaltou a importância da Turquia enquanto membro da entidade e afirmou que os impasses entre o país e o restante da Aliança sobre a adesão de Finlândia e Suécia serão resolvidos.

"Não posso dizer quando nem como, mas estamos trabalhando com a Turquia para resolver a questão", disse ele nesta terça-feira, durante painel no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Em reunião recente, o presidente turco Recep Tayip Erdogan expressou a Stoltenberg preocupações quanto ao terrorismo e a presença do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PPK), proibido na Turquia.

Segundo o secretário-geral, a discordância será resolvida pela Otan "como sempre foi", disse em tom otimista quanto à entrada de finlandeses e suecos à aliança militar.

Quanto à guerra na Ucrânia, Stoltenberg repetiu que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, provocou efeito contrário ao desejado por ele ao iniciar o conflito, uma vez que as ações de Moscou ajudaram a Otan a expandir suas fronteiras e aumentar sua presença no Leste Europeu.

Ele ainda afirmou que o melhor jeito de ajudar a Ucrânia agora é com o envio de armamento, e que uma eventual adesão ucraniana à Otan é uma questão para o futuro.

(Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:FinlândiaGuerrasOtanRússiaSuéciaTurquiaUcrânia

Mais de Mundo

Parlamento da Holanda rejeita acordo UE-Mercosul e pede a governo que evite aprovação

Governo Lula defende solução pacífica em crise por lei marcial na Coreia do Sul

Lula terá novo encontro com Mujica durante viagem ao Uruguai

Netanyahu avisa ao Hezbollah que 'um cessar-fogo não é o fim da guerra'