Mundo

Oito presidentes dos EUA já faleceram no cargo; veja quais

Quatro deles foram assassinados, e o restante morreu por causas naturais

O ex-presidente americano Franklin Delano Roosevelt, em 1940 (Hulton Archive/Getty Images)

O ex-presidente americano Franklin Delano Roosevelt, em 1940 (Hulton Archive/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de novembro de 2024 às 06h16.

Nesta terça-feira, 5, os Estados Unidos vão às urnas escolher o novo presidente do país. Durante o período de campanha, o candidato republicado, Donald Trump, sofreu um atentado a tiros na Pensilvânia enquanto fazia um comício e escapou literalmente por milímetros de uma bala.

Não por acaso, o Serviço Secreto está sempre atento a possíveis novas ameaçar tanto a candidatos como a presidentes eleitos. Afinal, oito presidentes já morreram enquanto estavam no cargo nos EUA — quatro deles, assassinados. 

Em todos os oito casos de morte, o vice-presidente assumiu a posição conforme determinado pela linha de sucessão à presidência dos Estados Unidos.

William Henry Harrison foi o primeiro a morrer, e também tem o recorde de menor tempo como presidente, ficando apenas 31 dias no cargo. Já Franklin Delano Roosevelt ocupou a posição por mais tempo até mesmo comparado àqueles que terminaram seus mandatos. Ele teve três mandatos completos e um quarto que foi interrompido pela sua morte — depois, a 22ª emenda constitucional determinou em 1947 que só é possível ocupar o cargo por dois mandatos.

Veja a lista de presidentes dos EUA que morreram durante seus mandatos:

  • William Henry Harrison (1841) - (pneumonia)
  • Zachary Taylor (1850) - (doença gastrointestinal aguda, possivelmente gastroenterite ou febre tifóide)
  • Abraham Lincoln (1865) - (assassinato, tiro)
  • James A. Garfield (1881) - (assassinato, tiro seguido de infecção)
  • William McKinley (1901) - (assassinato, tiro)
  • Warren G. Harding (1923) - (infarto do miocárdio, ou possivelmente AVC)
  • Franklin D. Roosevelt (1945) - (hemorragia cerebral)
  • John F. Kennedy (1963) - (assassinato, tiro)

Quando acontece a eleição nos Estados Unidos?

Os Estados Unidos vão às urnas no dia 5 de novembro para escolher seu novo presidente. A disputa se dá entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris.

Cada um dos 50 estados organiza a votação de acordo com suas próprias regras. As urnas fecham em horários variados de acordo com o estado, a partir das 18h na hora local. A maioria deles encerrará a votação às 20h.

Quase todos os estados já começaram a votação de forma antecipada, seja pelo correio ou de forma presencial. Até quarta, 30 de outubro, mais de 50 milhões de votos já haviam sido entregues.

A apuração dos votos começará após o fechamento das urnas. A expectativa é que o resultado possa levar alguns dias para ser conhecido. Em 2020, por exemplo, demorou quatro dias e saiu no sábado.

A demora se dá por várias razões. Os Estados Unidos utilizam voto impresso, o que atrasa a contagem. Além disso, há voto pelo correio e, alguns estados aceitam votos que sejam postados até o dia da eleição, mesmo que eles cheguem nos dias seguintes.

Em caso de números muito apertados, regras locais podem determinar recontagens, o que atrasaria ainda mais o resultado.

Cada um dos 50 estados têm liberdade para fazer sua apuração por conta própria e depois apenas informar os resultados. Não há uma autoridade federal que centralize os números, como o TSE no Brasil. Assim, quem anuncia o resultado final é a imprensa americana, a partir dos dados divulgados pelas autoridades de cada estado.

No entanto, a votação para presidente é indireta. Os resultados das urnas vão moldar a formação do Colégio Eleitoral, que elege o presidente de fato.

Quem são os candidatos nos Estados Unidos?

A disputa deste ano é entre Kamala Harris e Donald Trump.

Trump, 78 anos, nasceu em Nova York e ficou bilionário com negócios no setor imobiliário e de mídia. Ele ficou famoso nos anos 1980 após construir e reformar grandes edifícios em Nova York. Na década de 2000, apresentou o programa "O Aprendiz", um concurso de empreendedores.

O bilionário entrou na política na década de 2010, após fazer críticas e espalhar teorias infundadas sobre o então presidente Barack Obama. Ele disputou a Presidência em 2016, contra Hillary Clinton, e venceu.

O republicano governou os EUA de 2017 a 2021. Ele perdeu a reeleição para Joe Biden em 2020, e agora disputa a terceira eleição presidencial seguida.

Kamala, 60 anos, nasceu em Oakland, Califórnia. Estudou direito e fez carreira na promotoria. Em 2003, foi eleita procuradora-geral de San Francisco e, em 2010, procuradora-geral da Califórnia.

Depois, migrou para a política e foi eleita senadora pela Califórnia em 2017. Em 2020, disputou as primárias para presidente e foi escolhida como vice na chapa de Joe Biden. Com a vitória democrata, Kamala se tornou a primeira mulher a ser vice-presidente dos EUA.

A democrata assumiu a candidatura presidencial em julho, após Biden desistir da reeleição. Se vencer, ela será a primeira mulher a presidir os Estados Unidos na história.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país