Mundo

Reino Unido endurece lockdown e diz que novo covid é 70% mais transmissível

Diante do aumento de casos no país, o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou novas restrições para a população durante as festas natalinas

Número de casos cresceu nesta semana quase 41% em relação à semana passada (Henry Nicholls/Reuters)

Número de casos cresceu nesta semana quase 41% em relação à semana passada (Henry Nicholls/Reuters)

A

AFP

Publicado em 19 de dezembro de 2020 às 12h36.

Última atualização em 19 de dezembro de 2020 às 17h49.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou neste sábado novas restrições à circulação de pessoas em Londres e no sudeste do país, regiões onde a pandemia de covid-19 tem se agravado. O líder confirmou que uma nova variante do coronavírus identificada pelas autoridades de saúde britânicas se espalha mais rapidamente do que as anteriores. "Pode ser até 70% mais transmissível do que a variante antiga", disse Johnson durante uma coletiva de imprensa.

• Cansaço? Estafa? Burnout? Faça da pandemia uma oportunidade de reset mental

De acordo com o premiê, as novas medidas são equivalentes ao lockdown imposto em novembro e durarão duas semanas. O governo britânico reavaliará a situação no dia 30 de dezembro. Sob as novas regras, o comércio não essencial e as academias terão que permanecer fechados. Além disso, as comemorações de Natal em Londres e na região sudeste serão canceladas. "Quando os fatos mudam, temos que mudar nossa abordagem", respondeu o primeiro-ministro ao ser questionado sobre o motivo de ele ter negado durante esta semana, em uma sessão no Parlamento, que o Natal seria cancelado na capital do país.

"Temos que agir porque o vírus está se espalhando muito rápido", declarou Johnson. Ele ressaltou, porém, que não há indicação de que as vacinas para covid-19 seriam menos eficazes contra a nova variante do vírus.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, anunciou na segunda-feira que cientistas identificaram uma "nova variante" no sul da Inglaterra que pode se espalhar mais rápido.

O Reino Unido vivenciou neste mês um aumento de casos e hospitalizações e o primeiro-ministro Boris Johnson fará uma coletiva de imprensa sobre a situação do vírus neste sábado à tarde.

Johnson parece disposto a anunciar novas restrições para viajar em Londres e no sudeste da Inglaterra durante as festas natalinas.

Na sexta-feira, o governo registrou 28.507 novos casos no Reino Unido e nesta semana os casos aumentaram em 40,9% em relação à semana anterior.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonCoronavírusOMS (Organização Mundial da Saúde)PandemiaReino Unido

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia