Nova tempestade coloca Espanha mais uma vez em alerta
Alerta foi elevado em Almeria; previsões indicam nova tempestade e risco de inundações severas na região
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/11/000_36LK7PJ.jpg?quality=70&strip=info&w=1024)
Agência de Notícias
Publicado em 11 de novembro de 2024 às 22h18.
A chegada de uma nova tempestade com possibilidade de chuvas torrenciais voltou a colocar a Espanha em alerta, duas semanas após as catastróficas inundações de 29 de outubro, que deixaram mais de 200 mortos, cerca de 30 desaparecidos e danos incalculáveis.
Embora fossem esperados avisos importantes a partir de amanhã, hoje mesmo foi necessário elevar o nível de risco de amarelo para laranja na província de Almeria, no sudeste do país, onde uma tromba d’água despejou 70 mm de chuva em menos de uma hora, inundando ruas, casas e estradas.
O Centro de Coordenação de Emergências relatou à Agência EFE que esses incidentes ocorreram principalmente nos municípios de Roquetas de Mar, El Ejido, Vícar e Balanegra.
Situação crítica em Balanegra
A prefeita de Balanegra, Nuria Rodríguez, informou que o aumento significativo de água em dois canais, vindos do município de Dalías, causou a interrupção de um trecho da rodovia A-7. “No início, ficamos bastante assustados porque havia muita água descendo pelo canal, mas agora ela começou a baixar. Agora estamos avaliando os danos. As vias estão cheias de tudo, mas, felizmente, o nível dos canais baixou e, embora tenhamos pensado que eles iriam transbordar, tudo se resume a danos materiais ”, declarou Nuria.
As autoridades locais e regionais recomendaram que os moradores permaneçam em casa, reduzam a velocidade ao dirigir, mantenham uma distância segura e evitem regiões com água acumulada, além de evitar zonas baixas, porões, metrôs e áreas próximas a canais e rios, que podem inundar rapidamente.
Para amanhã, há previsão de chegada de uma nova tempestade e a possível formação de outra Depressão Isolada em Níveis Altos (DANA), fenômeno meteorológico frequente nesta época no Mediterrâneo, mas que pode apresentar episódios violentos, como o de 29 de outubro.
De qualquer forma, “ chuvas fortes e persistentes ” são esperadas, especialmente nas regiões da vertente peninsular do Mediterrâneo e nas Ilhas Baleares.
A Agência Estatal de Meteorologia da Espanha destacou a incerteza da situação e sua natureza “potencialmente adversa”, recomendando que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e os avisos em seu site, aplicativo para celular e redes sociais.
Animais em risco de extinção: veja imagens
![Uma onça-pintada nas margens do rio Cuiabá, no Pantanal: animal está entre as espécies ameaçadas de extinção e impactadas pelos recentes incêndios no bioma. Uma onça-pintada nas margens do rio Cuiabá, no Pantanal: animal está entre as espécies ameaçadas de extinção e impactadas pelos recentes incêndios no bioma.](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2021/03/GettyImages-1228773538.jpg?quality=70&strip=info)
2 /15Uma onça-pintada nas margens do rio Cuiabá, no Pantanal: animal está entre as espécies ameaçadas de extinção e impactadas pelos recentes incêndios no bioma.(Fires Ravage the Pantanal)
![Risco: algumas espécies de borboletas estão sob o risco de extinção Risco: algumas espécies de borboletas estão sob o risco de extinção](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/04/Na-Amazonia-equatoriana-borboletas-medem-a-mudanca-climatica.jpg?quality=70&strip=info)
3 /15Risco: algumas espécies de borboletas estão sob o risco de extinção(Na Amazônia equatoriana, borboletas medem a mudança climática)
![Pongo tapanuliensis: nova espécie de primata já está ameaçada de extinção. Pongo tapanuliensis: nova espécie de primata já está ameaçada de extinção.](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2018/05/especies-pongo.jpg?quality=70&strip=info)
4 /15Pongo tapanuliensis: nova espécie de primata já está ameaçada de extinção.(especies-Pongo)
+ 11