Mundo

"Mesa Diretora" do Parlamento Europeu debate Brexit e covid-19 na quarta

A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu, que reúne lideranças da Casa, faz a primeira reunião de 2021 para definir as prioridades legislativas para o ano

O deputado socialista italiano David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu: discussões sobre Brexit e covid-19 nesta quarta (Francois Lenoir/Reuters)

O deputado socialista italiano David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu: discussões sobre Brexit e covid-19 nesta quarta (Francois Lenoir/Reuters)

LB

Leo Branco

Publicado em 13 de janeiro de 2021 às 06h14.

A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu, uma espécie de “mesa diretora” do órgão legislativo da União Europeia e que reúne as lideranças da Casa sediada em Estrasburgo, na França, vai se reunir nesta quarta-feira, 13, para definir as prioridades para 2021. A reunião será virtual em função da pandemia.

A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades. Assine gratuitamente a EXAME Research

É a primeira reunião do órgão presidido pelo deputado socialista italiano David Sassoli desde a saída formal do Reino Unido da União Europeia, em 1º de janeiro deste ano. O encontro desta quarta deve focar em pontos ainda pendentes no Brexit, como acordos sanitários para facilitar o comércio de bens e serviços com o Reino Unido. 

Em boa medida por causa desses pontos pendentes, os postos alfandegários nas fronteiras do Reino Unido registraram filas na virada do ano. Muitos caminhoneiros e agentes de fronteira seguem com dúvidas sobre as normas que passaram a vigorar após o Brexit.

Na pauta do encontro desta quarta está ainda a escalada de casos da covid-19 na Europa. Os eurodeputados devem debruçar sobre a intenção do governo da Alemanha de fechar acordos diretamente com as farmacêuticas para compra de vacinas. 

A medida vai contra a política do bloco econômico de negociar em conjunto a aquisição de doses. A União Europeia negocia acordos para aquisição de até 2,3 bilhões de doses de imunizantes contra a covid-19, de diversos fabricantes. O ritmo lento da vacinação em alguns países europeus, em particular a França, também deve estar entre os debates da comissão.

Acompanhe tudo sobre:BrexitExame HojeUnião Europeiavacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país