Mundo

Mais da metade dos chineses entre 25 e 29 anos estão solteiros na China

Os dados são de uma pesquisa por amostragem sobre “o estado civil da população com 15 anos ou mais de idade, por idade e sexo”, do Anuário Estatístico de População e Emprego da China em 2023

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 30 de dezembro de 2023 às 11h00.

No ano passado, a faixa etária de 25 a 29 anos teve uma taxa de solteiros de 51,3%, a faixa etária de 30 a 34 anos teve uma taxa de 18,4%, e as pessoas entre 35 a 39 anos teve uma taxa de solteiros de 8%. Os dados são de uma pesquisa por amostragem sobre “o estado civil da população com 15 anos ou mais de idade, por idade e sexo”, do Anuário Estatístico de População e Emprego da China em 2023 – Situação de Mudança Populacional de 2022, compilado pelo Departamento de Estatísticas de População e Emprego da Administração Nacional de Estatísticas.

Nos últimos anos, o casamento tardio tornou-se um fenômeno generalizado. Por outro lado, ao analisar a estrutura etária dos casamentos ao longo dos anos desde 2010, especialmente a idade do primeiro casamento na China, houve um adiamento significativo. De acordo com o Anuário do Censo da China – 2020, a idade média do primeiro casamento na China em 2020 foi de 28,67 anos, um aumento de 3,78 anos em relação à idade média do primeiro casamento em 2010, que era de 24,89 anos.

Em 20 de janeiro de 2022, Yang Jinrui, vice-diretor do Departamento de População e Família da Comissão Nacional de Saúde, ao responder a perguntas de jornalistas, afirmou que a geração “pós-1990” e “pós-2000” como novo grupo principal para casamentos e ter filhos, a maioria deles cresceu e trabalha em áreas urbanas, tem um período de educação mais longo e enfrenta uma maior pressão de competição de emprego, resultando em um adiamento significativo no casamento e na maternidade.

Com o desenvolvimento econômico e social, urbanização e melhoria do padrão de vida, as expectativas e escolhas dos jovens para o futuro tornaram-se mais diversificadas. Ding Changfa, vice-professor do Departamento de Economia da Universidade de Xiamen, analisou que, nas grandes cidades, os jovens têm uma alta independência na vida social, o que afeta significativamente a taxa de casamento e a idade do casamento.

Acompanhe tudo sobre:China

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país