Irã se oferece para mediar entre Índia e Paquistão
Primeiro-ministro indiano acusou o Paquistão de apoiar os autores do ataque desta semana e retaliou expulsando diplomatas

Agência de Notícias
Publicado em 25 de abril de 2025 às 14h37.
Última atualização em 25 de abril de 2025 às 14h55.
O Irã se ofereceu nesta sexta-feira para mediar entre a Índia e o Paquistão, países envolvidos em uma nova escalada de tensão após um ataque na Caxemira controlada pela Índia que matou 26 pessoas e pelo qual Nova Delhi culpa Islamabad.
"Teerã está pronto para usar seus bons ofícios em Islamabad e Nova Delhi para forjar maior entendimento nestes tempos difíceis", disse hoje o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi.
O ministro iraniano afirmou que a Índia e o Paquistão são dois vizinhos irmãos do Irã, unidos por laços culturais seculares, e são uma prioridade para Teerã.
Araqchi também compartilhou alguns versos do poeta persa Saadi que se referem aos seres humanos como membros de um todo.
A Índia acusou o Paquistão de apoiar os autores do ataque desta semana e retaliou expulsando diplomatas, fechando sua fronteira terrestre, cancelando vistos e, pela primeira vez, suspendendo o Tratado das Águas do Indo, assinado em 1960.
O Paquistão respondeu com medidas recíprocas, incluindo o fechamento de seu espaço aéreo para companhias aéreas indianas, a expulsão de conselheiros de defesa, a suspensão de vistos para cidadãos indianos e a interrupção de todos os acordos bilaterais.