Irã irá reabrir embaixada na Arábia Saudita, sete anos após quebra de laços
Ministério de Relações Exteriores do Irã disse que entre terça-feira e quarta-feira desta semana irá reabrir a embaixada na capital saudita Riad
Agência de notícias
Publicado em 5 de junho de 2023 às 12h04.
O Irã irá reabrir sua embaixada na Arábia Saudita nesta semana, restabelecendo as relações diplomáticas depois de uma ruptura de sete anos. O Ministério de Relações Exteriores do Irã disse que entre terça-feira e quarta-feira desta semana irá reabrir a embaixada na capital saudita Riad, o consulado em Yida e o escritório do representante permanente da Organização de Cooperação Islâmica, informou a mídia estatal iraniana.
Em março, o Irã e a Arábia Saudita concordaram em restabelecer as relações diplomáticas por meio de mediação chinesa, o que representou um passo histórico na região.
- Suzano reduz projeção de produção de celulose em 2023
- Datas comemorativas e os feriados de junho de 2023
- Lançamentos do Prime Video em junho de 2023: veja os filmes e as séries
- Ex-GOL, Paulo Kakinoff é o novo CEO da Porto Seguro (PSSA3)
- Prefeito do Rio é internado para tratamento de crise renal
- Bradesco fora do ar? Clientes reclamam de problemas no app do banco
Laços foram quebrados em 2016
A Arábia Saudita quebrou os laços com Irã em 2016, logo depois que manifestantes invadiram as sedes diplomática em Teerã e na cidade de Mashhad, no nordeste do país, protestando contra a execução de um clérigo xiita e de outras 46 pessoas na Arábia Saudita.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, acrescentou que a embaixada iraniana em Riad e o consulado em Jeddah já estão funcionando e estão ajudando muçulmanos a fazer a peregrinação Hajj, que começa no final de junho.