Mundo

Irã irá reabrir embaixada na Arábia Saudita, sete anos após quebra de laços

Ministério de Relações Exteriores do Irã disse que entre terça-feira e quarta-feira desta semana irá reabrir a embaixada na capital saudita Riad

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 5 de junho de 2023 às 12h04.

O Irã irá reabrir sua embaixada na Arábia Saudita nesta semana, restabelecendo as relações diplomáticas depois de uma ruptura de sete anos. O Ministério de Relações Exteriores do Irã disse que entre terça-feira e quarta-feira desta semana irá reabrir a embaixada na capital saudita Riad, o consulado em Yida e o escritório do representante permanente da Organização de Cooperação Islâmica, informou a mídia estatal iraniana.

Em março, o Irã e a Arábia Saudita concordaram em restabelecer as relações diplomáticas por meio de mediação chinesa, o que representou um passo histórico na região.

Laços foram quebrados em 2016

A Arábia Saudita quebrou os laços com Irã em 2016, logo depois que manifestantes invadiram as sedes diplomática em Teerã e na cidade de Mashhad, no nordeste do país, protestando contra a execução de um clérigo xiita e de outras 46 pessoas na Arábia Saudita.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, acrescentou que a embaixada iraniana em Riad e o consulado em Jeddah já estão funcionando e estão ajudando muçulmanos a fazer a peregrinação Hajj, que começa no final de junho.

Acompanhe tudo sobre:IrãArábia Saudita

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem